Minimalismo

Menos é mais!

menos-é-mais

Menos é mais, é uma das frases mais usadas quando se fala de minimalismo.

Poderás gostar de ler O que é o Minimalismo?

Mas analisemos a fundo o significado da expressão que se aplica a quase tudo na vida, com excepção óbvia aos bens imateriais, como o amor, a paz de espírito, a felicidade, a saúde, a tranquilidade, a paz, o que nos faz feliz!

Quando é que menos é mais?

Correndo o risco de me tornar repetitiva, menos é mais em quase tudo na vida. No que é material, no que nos rouba tempo, no que nos desfoca do essencial, no que nos faz viver em piloto automático, no que nos desconecta, no que nos traz valor acrescentado, no que é superfluo, no que é fútil!

Menos é mais …

…na hora de vestir

Ter menos quantidade de roupa, sapatos, acessórios e afins facilita a hora de vestir, aumenta a nossa criatividade, ajuda-nos a definir um estilo próprio, permite-nos investir em roupa de mais qualidade.

…na cozinha

Uma cozinha com o essencial para cozinhar, evitar tralhas, ter o necessário para uso diário e uma ou outra eventualidade, os electrodomésticos que facilitam a nossa vida, não os que a complicam. Com espaço para pormos as mãos na massa e criar as iguarias preferidas da família.

…na despensa

Evita que os alimentos se estraguem e que deixemos passar o prazo de validade, permite-nos fazer escolhas mais saudáveis e de mais qualidade, com mais valor nutricional.

…na decoração da casa

Permite-nos desfrutar mais da nossa casa, passar menos tempo a limpar e a arrumar. Permite-nos investir nos objectos que gostamos verdadeiramente e que nos dão prazer.

… nos brinquedos

Aumenta a criatividade e a concentração das crianças, ajuda-os a dar real valor aos brinquedos que têm, assim como a ser mais organizados e arrumados.

…nos compromissos

Desfrutamos mais da vida, descansamos mais, fazemos mais do que nos dá prazer. Investimos o nosso tempo no que realmente importa.

…no digital

Dizem que o melhor da vida acontece offline e eu não tenho quaisquer dúvidas que assim é. Estar offline permite-nos maior conexão connosco e com quem amamos. Permite-nos viver de forma mais plena e real.

…nos relacionamentos

De que adianta ter mil “amigos” se na hora que mais precisas nenhum deles te dá a mão? Poucos mais bons, daqueles de verdade, para o que der e vier!

De que adianta relações muito intensas se não conseguem sobreviver à rotina, às dificuldades, aos desafios?

…na produtividade

Muitas horas não são sinónimo de muitos resultados, é preferível investir menos mas tempo de trabalho efectivo, para atingir os teus objectivos.

Se quiséssemos esta lista seria interminável, pois são inúmeras as áreas onde menos é mais, onde se retira real benefício do poder do menos!

Para teres sempre à mão quando menos é mais guarda este artigo no Pinterest!


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Coach & Especialista em Minimalismo

(Visited 408 times, 3 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *