No artigo de hoje venho falar-vos da prática do mindfulness ou atenção plena, e de como podemos aplicar o mindfulness no dia-a-dia.
O que é o Mindfulness?
O conceito do mindfulness deriva da antiga meditação budista, é uma filosofia que nos permite:
- recentrar/focar;
- melhorar a gestão dos nossos recursos internos;
- permitir viver de forma mais sã.
Permite viver plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer auto-julgamento, criando uma relação mais saudável com o que está a acontecer nas nossas vidas, com intenção e propósito.
“Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecermo-nos de viver”
Albus Dumbledore (personagem da saga Harry Potter)
Como já referi, a técnica é milenar e a sua introdução recente na sociedade ocidental deve-se em particular Jon Kabat-Zinn – Doutorado em Biologia Molecular pelo MIT, percebeu que a mesma poderia ser usada sem qualquer componente religiosa.
8 Benefícios do Mindfulness
São vários os benefícios que esta prática nos traz no dia-a-dia, estes são 8 dos mais frequentes:
- Torna o pensamento mais positivo – ajuda a contrariar a perpetuação de pensamentos negativos e estados depressivos.
- Reduz o stress e a ansiedade – útil na alteração de processos afetivos e cognitivos que fundamentam problemas clínicos como o stress e a ansiedade.
- Reforça a capacidade de memória – o hábito da meditação e mindfulness no dia-a-dia, exercita positivamente a capacidade de memória.
- Potencia o foco – A prática da atenção plena está diretamente correlacionada com a flexibilidade cognitiva e o funcionamento assertivo da atenção.
- Aumenta a ponderação – o mindfulness pode diminuir a reatividade emocional e ajuda a libertar de imagens emocionalmente perturbadoras, permitindo uma melhor capacidade cognitiva.
- Cresce a flexibilidade cognitiva – os praticantes de atenção plena desenvolvem a habilidade de auto-observação, o que contribui para uma maior relevância do momento presente.
- Contribui para fortalecer as relações – aumenta a consciencialização interpessoal e ajuda a ultrapassar e a reagir melhor ao stress dos relacionamentos e a comunicar melhor as emoções com o parceiro.
- Protege o organismo – ajuda a equilibrar a pressão arterial, a reduzir o nível de açúcar no sangue e a proteger a saúde cardíaca.
Como praticar Mindfulness
A meditação é só uma das formas de praticar Mindfulness, mas a mais conhecida, aqui tens pequenas dicas para o fazer:
- Escolher um local calmo
- Determinar um tempo de exercício – 2, 5 ou 10 min
- Observar o corpo – escolher uma posição que lhe seja confortável, seja, por exemplo, sentado numa cadeira ou no chão, e observar.
- Sentir a respiração – deixar-se levar pela cadência da respiração (expiração e inspiração).
- Deixar a mente fluir – enquanto nos deixamos levar pela respiração, deixar a mente fluir e concentrar nos pensamentos sem qualquer tipo de auto-julgamento.
Lembra-te: aquilo que realmente interessa é (re)concentrar-te no momento presente. É um exercício simples, cujo maior segredo de sucesso está na disciplina e dedicação com que se realiza.
7 Atividades de Mindfulness no dia-a-dia
Para além da meditação, partilho 7 atividades que podes facilmente incluir no teu dia-a-dia para treinares a atenção plena:
- Seguir a respiração natural;
- Respiração profunda;
- Uns minutos de Journaling;
- Observar uma vela a arder por uns minutos (Jogo da vela);
- Comer ou beber mais devagar e saborear;
- Observar o que te rodeia sem julgamentos;
- Parar e olhar à vontade e nomear 3 coisas que consegues ouvir, 2 coisas que consegues ver e uma sensação.
Excelente texto sobre Mindfulness.