Formas simples de autocuidado

Formas simples de autocuidado

autocuidado

O autocuidado é um dos pilares fundamentais do nosso bem-estar e nos últimos tempos temos assistido a um boom no que diz respeito ao mesmo, parece que cuidar de nós deixou de ser simples. Eu acredito que o autocuidado pode ser algo diário, simples e fácil de por em prática no estilo de vida mais acelerado que caracteriza os tempos modernos. Queres saber como?

Convido-te a continuar a ler o presente artigo. Mas comecemos pelo princípio:

 

O que é o autocuidado?

O autocuidado é o conjunto de ações diárias que fazemos em benefício do nosso próprio bem-estar e consequentemente da nossa saúde. E aqui começa a “magia da simplificação“, pois o que entendemos como bem-estar varia de pessoa para pessoa, ou seja, o autocuidado pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas, não havendo certos ou errados!

 

Autocuidado não é egoísmo 

É importante salientar que o autocuidado não é egoísmo. O autocuidado é cuidar de nós mesmas com foco no nosso bem-estar e não está relacionado ao egoísmo, são conceitos diferentes. 

O egoísmo a atitude de uma pessoa colocar os seus interesses e opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das outras pessoas.

 

Benefícios do autocuidado

Antes de percebermos como podemos praticá-lo de forma simples, vejamos quais os benefícios da sua prática regular:
  •  Melhora a autoestima e autoconfiança;
  • Aumenta a criatividade e a produtividade;
  • Ajuda a controlar a ansiedade;
  • Desenvolve o autoconhecimento;
  • Menos stress;
  • Melhor saúde física, mental e emocional;
  • Maior sensação de bem-estar no dia a dia.

Formas simples de praticar o autocuidado

Vejamos agora como podemos praticar o autocuidado de forma bem simples e enquadrada no nosso dia-a-dia, sem que seja uma obrigação, mas sim um prazer que nos traz benefícios a vários níveis:
  • Dormir bem;
  • Alongar o corpo; 
  • Fazer exercício físico; 
  • Dizer não ao que não faz sentido; 
  • Passar tempo na natureza;
  • Ir ao médico com regularidade;
  • Ter bons hábitos de higiene com o corpo;
  • Definir os nossos limites;
  • Comer bem;
  • Abraçar mais; 
  • Viver num ambiente limpo e arejado; 
  • Afastar-nos de pessoas tóxicas; 
  • Divertir-nos;
  • Valorizar-nos e acreditar em nós;
  • Aceitarmo-nos como somos; 
  • Aprender de forma contínua; 
  • Organizar o espaço que nos rodeia.
E com estes exemplos simples, quero reforçar que o autocuidado não é (SÓ) ir ao SPA, fazer as unhas, cuidar do cabelo e da pele, o autocuidado é tudo o que nós fazemos, por mais simples e básico que pareça, mas que tem como objetivo melhorar o nosso bem-estar.

 

Como começar?

Se te puder dar uma única dica é parar, olhar para ti, refletir e identificar o que mais te faz feliz, o que mais contribui para o teu bem-estar e logo para a tua saúde. 

Quando tiveres identificado o que te faz bem, começa aos poucos a incluir essas tarefas no teu dia-a-dia, planeia-as e inclui-as na tua agenda. 

 
Convido-te ainda a te juntares ao meu Programa EVOLUIR, um programa mensal para a implementação e consolidação de hábitos, onde encontras uma comunidade de mulheres que procuram ser a sua melhor versão, sempre sem complicação e simplificando o dia-a-dia – mais informações aqui ou por email para [email protected]
 

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4 Comments

  1. Excelente post, Cláudia!

    Em um mundo cada vez mais complexo e complicado, penso que voltar ao básico é uma das melhores decisões que podemos tomar na vida.

    Gostei das suas sugestões. São coisas tão simples! E com essa lista dá para perceber bem que não precisamos de tantas coisas como nos fizeram acreditar um dia.

    Boa semana!

    1. claudia

      Menos é mais 💛

  2. Teresinha

    Claudia

    Adorei esse artigo sobre autocuidado. Muito bom receber esse incentivo. Ja coloquei na minha agenda e vou começar a me dedicar a isso. Amo todos os seus artigos.
    Bjs

    1. claudia

      Obrigada querida Teresinha! 💛

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