Passamos cada vez mais horas ao e no telemóvel, a realidade é que os smartphones vieram revolucionar e facilitar o nosso dia-a-dia, mas também nos trouxeram alguns problemas, nomeadamente no que diz respeito à saúde do nosso corpo.
Partilho as as lesões mais comuns causadas pelo uso do excessivo do telemóvel, as lesões tecnológicas.
Exemplos de Lesões Tecnológicas
O Pescoço [Text Neck]
Uma das lesões tecnológicas mais comuns reflecte-se no pescoço. Longos períodos de pescoço fletido a olhar para um pequeno ecrã, causa dor muscular, compressão dos tendões e até rugas!
Como evitar Segurar o smartphone de forma a que consigamos olhar para o ecrã sem inclinar o pescoço.
O Polegar [Smartphone Thumb]
Escrever constantemente no smartphone causa inflamação e irritação dos polegares. Esta é uma das lesões que infelizmente mais sinto, sinal de que preciso de reduzir a utilização do smartphone.
Como evitar
Fazer pausas regulares no uso do smartphone e usar os outros dedos.
Os Olhos [Digital Eye Strain]
Passar horas infinitas a olhar para um ecrã causa secura, visão turva, tensão ocular e dores de cabeça.
Como evitar
Seguir a regra do 20-20-20, por cada 20 minutos a olhar para um ecrã, olhar para um objecto a 20 pés de distância (6 metros) durante 20 segundos. E não esquecer de pestanejar com regularidade.
Como tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Não conseguimos viver sem a tecnologia, então temos de a usar de forma equilibrada, usando estes e outros pequenos truques para melhorar a nossa qualidade de vida e evitar lesões tecnológicas.
Aconselho a fazeres o meu desafio gratuito de 7 Dias de Equilíbrio Digital para encontrares rotinas que te permitam substituir hábitos negativos por outro positivos no que toca ao equilíbrio digital na tua vida.
E, se quiseres aprofundar ainda mais este assunto, aconselho a leitura deste artigo do Expresso sobre as lesões tecnológicas.
Referências
Revista Time, Special Edition Living, Thinking, Being 2018