Minimalismo

10 coisas a destralhar antes do Natal

destralhar antes do Natal

O Natal aproxima-se e com ele alguns excessos, nomeadamente no que diz respeito às coisas materiais, hoje trago um artigo com as 10 coisas a destralhar antes do Natal para evitar acumularmos desnecessariamente.

É também uma época em que desfrutamos mais da nossa casa, estamos mais tempo em casa, recebemos familiares e amigos. Por isso faz sentido destralhar algumas coisas para ter a casa mais organizada e liberta da tralha desnecessária.

Sugiro a leitura 7 Dicas para Destralhar a Casa

Aliás, destralhar, libertar-nos das coisas que não estão em condições, que não precisamos, queremos ou gostamos é algo que devemos fazer com regularidade, pois só assim conseguiremos ter espaço para que entrem na nossa vida as coisas que realmente necessitamos e que nos fazem feliz!

Lista das 10 coisas a destralhar antes do Natal

Começo por dizer que para viver o Minimalismo no Natal não temos de deixar de fazer árvore de Natal, ou decorar a casa, ou comprar presentes! O Minimalismo não nos impede de fazermos o que realmente gostamos e nos faz feliz, o minimalismo ajuda-nos a viver de forma mais plena e consciente. E aqui entra a necessidade e importância de destralhar e eliminar o que não nos faz falta, o que está nitidamente a mais. Aproveitemos a oportunidade para destralhar antes do Natal!

1 – Decorações de Natal

Chegada a altura de preparar a casa para o Natal, é altura de ir à garagem, arrecadação ou sótão buscar as decorações de Natal. E este ano desafio-vos a olhar para as decorações e fazer uma selecção das que efectivamente gostam e usam. Nada nos diz que temos de decorar a casa com todas as decorações que temos! As decorações que já não precisamos poderão ser doadas a famílias carenciadas ou instituições e tornar o Natal de outras pessoas mais alegre.

2 – Brinquedos

É inevitável que o Natal traga mais uns brinquedos para nossas casas, assim sendo é a altura certa de motivar os mais novos a fazer a selecção dos brinquedos que já não estão apropriados à idade, que já não usam ou que estejam avariados. Os que estão em condições, esses podem ser doados a instituições ou famílias carenciadas e fazer sorrir outras crianças.

3 – Despensa

É sabido que Natal rima com bacalhau, bolo inglês, aletria, frutos secos, arroz doce, bolo rei, pudim flã, rabanadas, sonhos, azevias, coscorões e aí por diante! Ou seja, o nosso stock vai ter de estar completo, mas antes de irmos às compras, convido-vos a fazer um destralhe total na despensa. Tirar tudo para fora, limpar e inventariar todos os itens que têm na despensa. Esta é uma excelente forma de evitar desperdícios comprando itens que afinal já temos.

4 – Cozinha

Vamos certamente passar algum tempo na cozinha, e quem gosta de estar numa cozinha desarrumada? Eu não!

Além disso, podemos tornar as nossas tarefas um pouco mais simples, se tivermos todos os utensílios à mão e em pleno funcionamento. E será que há necessidade de termos 4 formas de bolo, se só precisamos de 2. Por isso um destralhe nessas cozinhas, também é muito bem-vindo!

5 – Roupas

Aproveitemos também para dar uma volta nos roupeiros e seleccionar peças que não estejam em condições, que não nos sirvam, que não gostemos mais e que não usamos há mais de 1 ano. Também é uma excelente altura para fazer uma selecção nas roupa da casa, por exemplo cobertores, toalhas, lençóis, etc!

Nesta altura há sempre imensas campanhas a pedir roupas quentes para os sem abrigo, sendo uma boa oportunidade de dar nova vida ao que temos a mais.

6 – Presentes Antigos

Se passado um ano ainda tiver aí em casa alguns presentes do Natal passado que pelas mais variadas razões, não foram usados, talvez seja a altura de lhes dar uma outra vida, certo?

7 – Equipamentos eléctricos e electrónicos

Mais um item onde facilmente iremos encontrar tralha que já não usamos e precisamos. Fios que não sabemos sequer a que pertencem, carregadores de equipamentos que já nem temos, equipamentos avariados, etc. Prepare a sua casa para a quadra festiva destralhando também esta área!

8 – Produtos de Beleza

Altura para dar uma volta também no que diz respeito aos produtos de beleza, os que não usamos, que nos fazem alergia, que estão fora de validade. Também nesta época é comum haver campanhas a solicitar gel duche, sabonetes, shampoos para as instituições que acolhem sem abrigo, uma óptima oportunidade de entregar o que tiver em condições.

9 – Decorações da casa

Aproveitar que estamos a decorar a casa para receber o Natal, e fazer uma limpeza naquelas peças que temos só por ter e que não gostamos mais, que já não têm a ver com o nosso estilo e gostos pessoais. Está tudo bem com a questão de mudar de gostos ou de estilo, é característico do ser humano mudar e ainda bem!

10 – Obrigações

Nada pior do que passar a quadra festiva imersos em obrigações, em tarefas que não nos fazem felizes e que não nos trazem valor acrescentado. Este ano libertemo-nos das obrigações e desfrutemos do melhor que o Natal nos traz!

Sugiro a leitura O que fazer com a tralha destralhada

Para ter sempre à mão as 10 coisas a destralhar antes do Natal guarde este artigo no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Coach & Especialista em Minimalismo

(Visited 1.623 times, 15 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *