Minimalismo

10 coisas para aprender com o minimalismo

O minimalismo é uma filosofia de vida pela qual sou apaixonada, quer pela sua simplicidade quer pelos seus benefícios, hoje partilho as 10 coisas para aprender com o minimalismo.

10 coisas para aprender com o minimalismo

Nesta lista constam 10 coisas que o minimalismo nos ensina, mas serão muitas mais com toda a certeza. Como gosto de referir, existem cerca de 7 biliões de minimalismos espalhados por este lindo planeta fora, pois se somos todos diferentes todos podemos experienciá-lo de diferentes formas.

Estas são as 10 coisas que eu aprendi com a adopção do minimalismo na minha vida:

A qualidade é melhor que a quantidade

Menos é mais! É preferível ter menos coisas, seja do que for que estejamos a falar, desde que sejam de qualidade. Não faz sentido termos muita quantidade de algo, e depois não as usarmos ou não que sejam duráveis.

Por exemplo: menos roupa mas com mais qualidade, menos compromissos mas os que queremos mesmo!

Ter menos coisas abre espaço para o que é realmente importante

Sem dúvida, ter menos coisas abre espaço para o que é importante, porque menos distrações traz-nos mais foco e valorização ao que é realmente importante para nós.

Valorizar o tempo

Sim, o tempo é algo que a grande maioria de nós tem dificuldade em gerir porque não o valorizamos de verdade. O minimalismo ao facilitar-nos a identificação do que é essencial, ajuda-nos a dar mais valor ao tempo que “perdemos” com algo que não é essencial para a nossa vida.

Definir prioridades

A base do minimalismo e da vida em geral! Sem prioridades bem definidas e aplicadas rigorosamente podemos facilmente perdermo-nos no caminho. O foco que o minimalismo traz, ajuda a definir as nossas prioridades (as certas!).

Somos responsáveis pelas nossas escolhas

Claro que a vida acontece, e por vezes há outros planos para nós e que nem entendemos à partida. Mas nós somos responsáveis pelas nossas escolhas, sempre! Mesmo o acto de não escolher nada é uma escolha!

É importante dizer não

Verdade! Dizer não é importante, só dizendo não às tralhas a nossa casa fica livre da mesma, só dizendo não aos compromissos desnecessários temos tempo para o que realmente queremos fazer , só dizendo não às pessoas tóxicas e não as deixando entrar na nossa vida podemos viver relacionamentos mais saudáveis e felizes.

A felicidade não está nas coisas

A felicidade está no agora, no presente, nos momentos, nas memórias, nas recordações, nas emoções, nos sentimentos, não está nas coisas… É tudo mais simples…

É possível viver uma vida com mais significado

Sim, é possível viver uma vida com mais significado, mais presença, mais conexão e mais propósito, basta querermos que assim seja. Diminuir o ritmo, sermos mais conscientes e verdadeiramente presentes!

Não existe perfeição

O que é a perfeição? Não sei… e acho que ninguém sabe e atrevo-me a dizer que a perfeição não existe. Não há vidas perfeitas, não há situações perfeitas, há sim o melhor possível no momento e está tudo bem, não faz sentido correr atrás de algo que não existe!

A vida é simples

Muito simples, nós é que a complicamos. Colocamos as expectativas lá em cima, adicionamos metas que não são possíveis de alcançar, aumentamos o grau de dificuldade e de complexidade e esquecemo-nos de desfrutar das coisas simples, gratuitas e sempre disponíveis.

Espero que este artigo te tenha de algum modo acrescentado valor e que também tu te apaixones pelo minimalismo!

Para saberes quais as 10 coisas que podes aprender com o minimalismo guarda este artigo no Pinterest

(Visited 2.079 times, 1 visits today)

2 thoughts on “10 coisas para aprender com o minimalismo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *