Gratidão: como praticá-la diariamente?

gratidão; como praticá-la?

A gratidão é uma das ferramentas essenciais para alavancar a nossa felicidade, saúde, relacionamentos e a vida no geral


Vivemos constantemente insatisfeitos, focados no que nos falta, sempre à procura de mais quando, muitas vezes, o procuramos lá fora o que já existe bem mais perto do que possamos pensar: dentro de nós.


Esquecemos que o “pedir” traz a vibração da escassez. O Universo capta essa vibração de falta e de carência e devolve-nos da mesma forma. Ao invertermos esta corrente e começarmos a agradecer ao invés de pedir, o Universo compreende a frequência da abundância e retribui da mesma maneira.


Todos nós deveríamos investir algum do nosso tempo para praticar a gratidão diariamente. Tempo para reconhecer tudo aquilo pelo que somos gratos, pelas bênçãos que temos na nossa vida. Expressar gratidão pela vida deveria ser um compromisso diário de todos nós, especialmente pelos enormes benefícios que este poderoso hábito pode trazer.


Segundo um artigo da Harvard Health School, praticar a gratidão ajuda as pessoas a concentrarem-se no que têm e não no que lhes falta: “A gratidão é uma maneira de apreciar o ter, em vez de estar sempre à procura algo novo, na esperança de ser mais feliz ou pensar que não pode estar feliz até alcançar todas as necessidades físicas e materiais”.


Benefícios da gratidão

  • valorização do presente;
  • maior autoestima;
  • fortalecimento do sistema imunitário;
  • mais cuidados com a sua saúde e bem-estar;
  • maior resiliência;
  • relações mais fortes e saudáveis; 
  • mais motivação e foco; 
  • menos emoções negativas; 
  • menos sentimentos de solidão;
  • mais alegria;
  • menos stress e ansiedade;
  • mais paz interior.

Como praticar a gratidão?

Diário da gratidão

Experimenta criar um diário da gratidão para escrever diariamente sobre as coisas pelas quais estás grata. Muitas vezes achamos que está tudo errado, que a nossa vida é uma trapalhada e esquecemo-nos de refletir sobre as coisas boas. Ganhar o hábito de escrever diariamente 3 coisas boas que cada dia nos trouxe de bom é maravilhoso para nos recordarmos do quanto há para agradecer.


Expressar gratidão

Expressar gratidão diretamente às outras pessoas, por telefone, mensagem, email ou presencialmente, através de um abraço, da troca de afetos, etc. Pode ser à tua mãe, pai, a um amigo(a), ao companheiro(a), aos filhos…  Este é um exercício super poderoso que espalha amor, abundância e gratidão!


Lista de gratidão

Experimenta construir uma lista de gratidão, com todas as coisas pelas quais és abençoados diariamente. Podes começar nas coisas mais simples como: o cheiro do café, o sol a bater no rosto, deitar numa cama feita de lavado e por aí fora. Lembra-te também de mencionar coisas que dás como adquiridas como ter acordado hoje, ter saúde, ter o que comer, ter um teto sobre a nossa cabeça, etc.


Pensamentos de gratidão

Esforça-te para cultivar pensamentos de gratidão, em vez de só ver a parte menos positiva, experimenta, por exemplo, ao invés de “o meu marido não tirou a louça da máquina”, trocar esse pensamento por “ele estava lá quando precisei daquele abraço”.


Rodeia-te do que mais amas

Rodeia-te das pessoas e coisas que mais amas e que mais felicidade te trazem. Destralha e elimina o que está a mais, o que não te traz felicidade, alegrias ou que não tem qualquer utilidade para ti.



Journaling

Inicia-te no Journaling e desafia-te a escrever diariamente sobre ti própria, os teus sentimentos, as tuas vitórias e os teus medos. Inscreve no Desafio Gratuito 5 dias de Journaling, para saberes mais sobre o journaling e começares já a praticar.

.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Índice

Para quem gostou do "Gratidão: como praticá-la diariamente?", também poderá gostar:

Deixar um comentário

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carol Justo
Carol Justo
3 anos atrás

ai eu amei esse post, todo mundo fala sobre gratidão, mas ngm diz como fazer isso, escrever um diário de gratidão faz muito bem, eu tinha esse hábito, nem sei pq parei, vou voltar a fazer isso

amei a parte de expressar a gratidão, isso é muito importante mesmo

beijos
Carol Justo | Justo Eu?!

Catarina
Catarina
3 anos atrás

Obrigada querida Claudia, estava a precisar de relembrar alguns aspetos da gratidão e aprender outros. Já algum tempo que tenho praticado diariamente, mas nos momentos em que nos sentimos mais em baixo parece que nos esquecemos de tudo! Muito obrigada Cláudia!!

maria da anunciação lourinho isidro
maria da anunciação lourinho isidro
3 anos atrás

Olá,Cláudia.
Há coincidências enormes.Hoje estava num dia não,cansada,esgotada,farta da minha vida profissional e eis senão quando,dou de caras com o teu site.Adorei a tua mensagem…tens toda arazão:como esquecemos as coisas boas que temos na vida e que tomamos por garantidas.Obrigada pela partilha dessa sabedoria tão pura.