Viajar é maravilhoso não há qualquer dúvida, mas a realidade é que tem um impacto enorme no meio ambiente e nos locais que visitamos, a ideia não é de todo deixar de viajar mas ter consciência desse impacto e transformá-lo em algo positivo, ou seja, fazer um turismo sustentável.
O que significa ser sustentável?
O turismo sustentável é muito mais do que ter cuidado com o meio ambiente, e envolve também a preocupação com o desenvolvimento económico, bem como a preservação da cultura dos lugares que visitamos.
A realidade é que com a massificação do turismo é complicado conseguirmos encontrar opções mais sustentáveis, mas não podemos desistir e temos que ser turistas mais exigentes!
Sabiam que Portugal foi eleito em 2019 o melhor destino sustentável da Europa?
Neste artigo vou partilhar algumas boas práticas que podemos colocar em prática de forma a que façamos turismo sustentável.
Dicas para fazer turismo sustentável
Escolha do destino
Quando escolhemos o destino podemos escolher destinos menos comuns. Existem actualmente uma série de destinos (Santorini, Veneza, Macchu Picchu, etc) que começam a limitar o número de turistas, por forma a terem um turismo sustentável. Isso não significa que não possamos conhecer esses destinos, mas podemos ir na época baixa onde a afluência de turistas é menor. Além disso o mundo é enorme e vai ser impossível conhecê-lo na totalidade, porque não escolher aqueles destinos improváveis?
Na viagem
Para viajar é garantido que vamos ter de nos deslocar utilizando algum meio de transporte, não há alternativa, mas podemos fazer algumas coisas que minimizem o impacto:
- Escolher voos directos (mais rápidos e economizam combustível)
- Reduzir o tamanho e peso da mala de viagem (se todos os turistas colocarem em prática o impacto será enorme)
- Escolher alojamentos perto dos locais que pretende visitar
- No local, optar por transportes públicos, caminhar ou andar de bicicleta
Alojamento
Escolha um alojamento que tenha princípios sustentáveis implementados e desfrute dos recursos que o mesmo disponibiliza da melhor forma, assim como faz em sua casa:
- Consumo de electricidade (desligar todos os equipamentos electrónicos que não estejam a ser utilizados e desligar as luzes quando sair)
- Lavandaria (nos hóteis as roupas de cada hóspede são lavadas em separado, ou seja cada lavagem tem um impacto ambiental gigante)
- Consumo de água (evitar o desperdício tomando banhos curtos)
- Reutilizar as toalhas (em nossas casas também não usamos uma toalha uma vez e a lavamos de seguida, porque deveríamos de fazê-lo nos hóteis?)
- Evitar usar as miniaturas de artigos de higiene dos hóteis, o mais sustentável é levar os nossos artigos de higiene. Se tivermos de usar de qualquer forma, então usar até ao fim cada miniatura e trazer o restante connosco
- Fazer a correcta separação de resíduos
10 Hábitos para uma vida mais sustentável
Experiências
Uma das formas de conhecermos um local é viver experiências no local, mais uma vez aqui devemos fazer opções de forma a praticar um turismo sustentável:
- Relação com a população local (respeitar a cultura, tradições e costumes locais, aceitar as diferenças culturais, pedir permissão para fotografar, não dar esmolas a crianças e pedintes, aprender algumas palavras na língua local)
- Evitar actividades com animais (em que estes sejam claramente explorados, andar de camelo, elefante, fotografar animais que são drogados para esse fim)
- Não danificar o meio ambiente e o ecossistema (um exemplo é o mergulho onde não se deve tocar nos animais e corais)
- Seguir as indicações e sinalizações (exemplo nas caminhadas em trilhos)
- Contratar serviços locais, dando preferência à população local (guias, motoristas, etc)
Gastronomia
Provar a gastronomia local é algo imperdível quando se viaja, no entanto devemos:
- Escolher locais que promovam as sustentabilidade (não utilização de produtos de utilização única)
- Não comer espécies ameaçadas
- Consumir alimentos da época e produzidos localmente
Compras
Não sou fã de comprar tralhas nas viagens, as recordações ficam em nós e não nas coisas, mas se for algo que queira muito trazer consigo tenha em atenção o seguinte:
- Comprar produtos feitos no local, por forma a apoiar a economia local
- Não comprar produtos feitos de plantas ou animais ameaçados
- Rejeitar sacos de plástico (levar consigo sacos reutilizáveis)
E ainda
- Diminuir a pegada ecológica (não deitar lixo na natureza, fazer a separação dos resíduos, poupar recursos)
- Viajar com um kit ecológico (garrafa reutilizável, palhinha e talheres reutilizáveis)
O turismo sustentável começa na consciência dos problemas que podemos causar ao meio ambiente e às populações locais, e de como podemos contribuir para que viajar seja sustentável para o planeta a longo prazo, basta que sejamos mais conscientes nas nossas escolhas.
Para fazer um Turismo Sustentável guarde este artigo no Pinterest