Minimalismo

10 Hábitos para uma vida mais sustentável

Neste artigo trago-vos alguns hábitos para uma vida mais sustentável, fáceis de implementar e sem custos exagerados.

O Minimalismo e a sustentabilidade andam sem dúvida de mãos dadas. Não consigo dissociá-los, pois no meu ponto de vista é essencial proteger o nosso Planeta e garantir a sustentabilidade dos recursos e da vida na Terra.

O Mundo está em guerra aberta ao plástico e todos sabemos o porquê. A quantidade de plástico consumida é imensa, mas o pior é que a grande maioria do mesmo acaba, após utilização, nos oceanos ou em aterros, muito devido aos produtos de utilização única, à falta de cuidado quando os descartamos, e à falta de capacidade mundial de reciclagem do mesmo.

Se queres ser mais sustentável e diminuir a tua pegada ecológica, o minimalismo e os seus princípios são uma preciosa ajuda, começa por:
✅Reduzir o consumo
✅Ponderar todas as compras
✅Ser mais consciente nas escolhas

Estes são 10 hábitos que podemos aplicar aos poucos no nosso dia-a-dia para diminuir a nossa pegada sustentável e ter uma vida mais sustentável.

10 Hábitos para uma vida mais sustentável 

1 . Garrafa reutilizável

A quantidade de garrafas plásticas de água que se consome diariamente no Mundo é gigantesca. Para reduzir o número de garrafas vendidas actualmente, ter a nossa própria garrafa reutilizável é uma excelente solução. E não é necessário adquirir uma garrafa xpto, uma simples garrafa de vidro que se reutiliza é quanto basta.

2. Chá em folhas

Em vez dos pacotes de chá que vêm a sua grande maioria envoltos em saquetas de plástico, podemos usar chá em folhas. Mais uma vez não é uma medida dispendiosa, pelo contrário, pode até cultivar na varanda o seu próprio chá de erva cidreira, hortelã pimenta, etc.

3. Saco reutilizável

Em vez de aceitar sacos de plástico ou de papel sempre que se vai às compras, devemos andar na carteira com os nossos próprios sacos reutilizáveis. Esta também não é uma opção muito cara, uma vez que há lojas e grandes superfícies que vendem esses sacos a preços simbólicos.

4. Guardanapos de pano

Acabar com os guardanapos de papel e substituir por guardanapos de pano. Se procurares nas tuas gavetas de certeza que encontras guardanapos de pano que fazem conjuntos com as toalhas de mesa.  

5. Fósforos

Substituir os isqueiros plásticos e de utilização única por fósforos de madeira.

Relacionado com esta temática sugiro a leitura de 15 Coisas que deixei de comprar

6. Frutas e vegetais a granel

Escolher as frutas e vegetais que são vendidos a granel em vez dos que estão acondicionados em vácuo e/ou envolvidos em plástico.  

7. Palhinhas reutilizáveis

Decretar guerra às palhinhas plásticas, não comprando embalagens que trazem palhinhas e quando precisar de palhinhas substituir pelas de inox. Pode parecer uma substituição cara, mas existem palhinhas de aço inox a 2€. 

8. Acabar com as pastilhas elásticas

Anualmente são produzidas no mundo 1,74 triliões de pastilhas elásticas e adivinhem qual o seu principal ingrediente? Se disse plástico, adivinhou!!  

9. Não desperdiçar comida

Fiquei surpreendida com este número: no Reino Unido, por exemplo são desperdiçadas 7,1 milhões de toneladas de comida por ano!! Aqui o truque é comprar menos e exclusivamente o que se precisa, consumindo o que já temos em casa.  

10. Presentes que não são coisas

Substituir os presentes que são coisas por experiências e memórias é uma excelente opção.

Estas são os primeiros 10 Hábitos para uma vida mais sustentável, espero que vos sejam úteis!   

Deixo ainda como sugestão a leitura deste livro – 101 Formas de Reduzir o Plástico Todos os Dias – com 101 dicas fáceis de implementar e que nos podem ajudar neste processo.

  Para ter sempre à mão os 10 Hábitos para uma vida mais sustentável para o dia-a-dia guarde este Artigo no Pinterest

(Visited 5.206 times, 25 visits today)

10 thoughts on “10 Hábitos para uma vida mais sustentável”

  1. Bom dia!
    Tenho dúvidas sobre a questão da sacola reutilizável. Aqui no Brasil, muitos supermercados fornecem gratuitamente sacolas plásticas. Eu as utilizo nos lixos. Qual a diferença entre usar essas e comprar sacos de lixo?
    Obrigada 😊

    1. Bom dia Aline, penso que não tem diferença e está a fazer uma boa reutilização das mesmas.
      Aqui em Portugal as sacolas plásticas são pagas.
      Bjs

      1. Não sei quanto ao Brasil, mas em Portugal, a gramagem é diferente, os sacos do lixo vendidos para esse efeito são mais fininhos que os sacos de asas dos supermercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *