Todos nós pais gostamos que os nossos filhos tenham brinquedos, pois sabemos que a brincar também se aprende, mas acreditem que menos brinquedos beneficiam as crianças.
Poderá gostar de ler Minimalismo e Crianças é possível?
Eu sou apologista do menos é mais no que diz respeito aos objectos e claro que tendo filhos, os brinquedos são uma das coisas em que aplico esse princípio!
A quantidade de brinquedos que os meus filhos têm é algo que sempre controlei e nunca deixei que tivessem uma quantidade exagerada, acho que inconscientemente sabia que menos brinquedos beneficiam as crianças. E cá em casa há uma série de coisas que coloco em prática no que diz respeito aos brinquedos:
- sempre que entra um brinquedo novo outro saí
- antes da épocas festivas (aniversários, Natal) fazemos uma selecção dos brinquedos para dar
- aos familiares e amigos damos a indicação de que preferimos experiências em vez de presentes.
Mas porque é que menos brinquedos beneficiam as crianças?
Vamos então perceber porque é que menos brinquedos beneficiam as crianças:
Criatividade
Com menos brinquedos as crianças desenvolvem mais a sua criatividade, pois têm de recorrer mais à imaginação quando brincam. Menos brinquedos permite que os nossos filhos amem livros, música, colorir e pintar.
Foco
As crianças desenvolvem períodos de atenção mais longos, pois as crianças não apreciam completamente o brinquedo que têm na frente se houver inúmeras opções atrás deles.
Relacionamentos
Crianças com menos brinquedos aprendem a desenvolver relacionamentos interpessoais com outras crianças e adultos. Aprendem o dar e receber de uma boa conversa.
Responsabilidade
Quando as crianças têm muitos brinquedos, naturalmente elas cuidam menos dos mesmos, pois não conseguem dar valor se houver sempre um outro sempre pronto.
Satisfação
As crianças aprendem a encontrar satisfação fora das lojas de brinquedos e dos presentes em demasia.
Organização
Crianças que têm menos brinquedos vivem em locais mais arrumados e organizados, o que leva a que estas crianças sejam mais organizadas e arrumadas.
Eu não sou anti brinquedos, óbvio, sou somente apologista do que menos é mais, ainda por cima quando os benefícios são reais e evidentes para os meus filhos.
Presentes, brinquedos não são evidência de amor ou de mimo, brinquedos não substituem a presença dos pais e a real conexão entre pais e filhos!
Este artigo escrito com base no artigo do Joshua Becker – Why Fewer Toys Will Benefit Your Kids – que é um autor que aprecio imenso e com o qual aprendo diariamente!