Minimalismo e Crianças é possível?

Minimalismo e Crianças é possível?

minimalismo e crianças

Minimalismo e crianças é possível? Será que ter filhos torna o estilo de vida Minimalista impossível? A minha resposta é não! 

O Minimalismo e Crianças são em tudo compatíveis!

As Crianças já têm mentes e corações Minimalistas, é preciso pouco para os fazer felizes, qualquer coisa serve para brincar e portanto é fácil implementar um estilo de vida minimalista com crianças em casa. E como podemos fazer isso? Minimalismo e crianças é possível, vamos lá!!  

Minimalismo e Crianças

Seja o Exemplo

Esta é a premissa número um em qualquer prática com crianças, seja o exemplo vivo do que quer que os seus filhos façam e sejam. Por isso neste área do Minimalismo, destralhe, minimize, simplifique e deixe-os observar, explicando quais os benefícios de vivermos com menos tralha e com menos coisas. Explique-lhes as suas intenções e motivações.   

Programar o dia do destralhe em família

Implemente por exemplo um dia por mês onde todos têm de destralhar, pais e filhos. Faça dessa actividade um momento divertido em família. 

Poderá gostar de ler 7 Dicas para Destralhar a Casa

Respeitar as decisões das crianças

Se quiserem destralhar algo valioso aceite, por muito que nos custe respeite e aceite, só assim eles levaram a sério essa sua intenção.  

Menos roupas

Compre-lhes menos roupas, compre somente o que precisam e ensine-os a ser criativos na hora de vestir. O que importa é quem somos e não o que vestimos.   

Priorizar as experiências

Na hora de lhes oferecer presentes priorize as experiências, os presentes que não são coisas.  

Tradições familiares

Crie tradições familiares simples e que não impliquem gastar dinheiro. Por exemplo no Carnaval inventarem as suas próprias máscaras com roupas e acessórios que já têm em casa.  

Esteja verdadeiramente presente

Não substitua a sua presença por presentes, por coisas. Não há nada mais importante e precioso do que passar tempo de qualidade em famíla a construir memórias. 

Tempos livres não planeados 

Tenham tempos livres, não preencha a vossa vida com muitos compromissos, deixem-se ir ao sabor das vossas vontades. E ensine-os a não fazer nada.   

Minimalismo e Crianças não são incompatíveis de todo, cabe-nos a nós Pais ensinar, partilhar, mostrar e sermos um exemplo, pois os miúdos estão super permeáveis a tudo a que os seus super heróis, os pais fazem! 

Este artigo A Practical Guide to Minimalism with Kids tem dicas muito interessantes. 

Para saber sempre como o Minimalismo e Crianças são compatíveis guarda este artigo no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.