Minimalismo

Efeitos negativos do excesso de Tralha

Efeitos negativos do excesso de Tralha

Tenho falado muito acerca da importância de destralharmos as nossas casas e as nossas vidas, assim como das melhores dicas para o fazermos. E no meio de todo este processo faltou falarmos dos Efeitos negativos do excesso de Tralha, quais são as reais consequências do excesso de tralha nas nossas vidas.
 

Efeitos negativos do excesso de Tralha

 

– Níveis de Stress

Não é só a nossa casa que fica de algum modo afectada com o excesso de tralha, o nosso bem-estar físico e mental também é afectado.
Está cientificamente provado que as pessoas que têm as casas mais cheias estão na sua maioria mais deprimidas, cansadas e com níveis mais altos de cortisol, a hormona do stress.
 

– Problemas respiratórios

Quanto mais tralha acumularmos em casa existe uma maior propensão para a existência de ácaros e consequentemente a um aumento dos problemas respiratórios.
 

– Problemas de segurança

O excesso de coisas em casa, especialmente papel e roupas aumentam o risco e a propagação de incêndios.
 

– Relações interpessoais

Quando partilhamos a casa com as outras pessoas, o excesso de tralha passa a ser um problema de todos, e pode afectar negativamente todos os que lá vivem.
A qualidade das relações pode ser afectada devido ao tempo desperdiçado em limpezas e arrumações, assim como pode causar discussões se as outras pessoas não se sentem bem num ambiente desordenado. Além disso o estado da nossa casa, condicione a que convidemos amigos e familiares, alterando a vida social e a longo prazo levar ao isolamento.
 

– Gastos financeiros

Quando a casa está cheia de tralha e desordenada podemos não encontrar o que procuramos, e comprar coisas que até temos, mas que não sabemos onde as encontrar. Acentuando os gastos financeiros e a acumulação de coisas.


Para além destes efeitos negativos do excesso de tralha eu acrescento ainda uma série de vantagens de ter a casa organizada, limpa e destralhada, tais como o tempo livre, a qualidade de vida, as boas energias entre muitos outros.


Por tudo isto e também porque adoro ver e sentir espaço livre em casa para a energia circular, saber onde encontrar as coisas, ter tudo organizado, limpo, arrejado, bem arrumado é algo que me faz sentir muito bem e que contribui imensamente para o meu bem-estar e felicidade!


Convencido a destralhar? Para motivar pode ler estes artigos e participar no desafio #28diasadestralhar
Acompanhe o Desafio 28 dias a destralhar no Instagram aqui e aqui.
Guarde este Artigo no Pinterest para recordar quais os Efeitos negativos do excesso de Tralha
Efeitos negativos do excesso de Tralha
Efeitos negativos do excesso de Tralha

Photo by Scott Webb from Pexels

(Visited 1.693 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *