Hábitos saudáveis depois dos 40 anos, é possível implementar?

Esta é uma das perguntas que principalmente as mulheres com mais de 40 me fazem: será que é possível começar hábitos saudáveis depois dos 40?

No que diz respeito a hábitos saudáveis, nunca é tarde demais! 

Biologicamente, os 40 anos não são um marco do envelhecimento. Na verdade, o que acontece entre essa idade e os 50 anos é só a continuidade de processos que começaram lá pelos 30, então este estigma acerca das Mulheres aos 40 anos é muito mais cultural do que efetivamente biológico. 

Um estudo publicado no jornal científico Age and Ageing que monitorizou mais de 46 mil pessoas, concluiu que adotar hábitos saudáveis — mesmo após os 80 anos de idade — está associado a uma maior longevidade e qualidade de vida! 

Portanto, como é que podemos nos questionar se é possível começar hábitos saudáveis depois dos 40?

Claro que é possível! Além de possível, é necessário, se ainda não o tivermos feito antes. Já que envelhecer não é opcional, mas a forma como escolhemos envelhecer, sim! 

Não há uma poção mágica anti-envelhecimento mas, quando olhamos para os estudos, todos destacam os hábitos de vida como um fator determinante para a qualidade de vida à medida que envelhecemos.

Que hábitos depois dos 40, são essenciais:

  • atividade física
  • gestão do stress 
  • alimentação saudável
  • qualidade do sono 

Na verdade, esses são alguns dos hábitos saudáveis que todas as pessoas deveriam cultivar em qualquer idade. Mas, calma, se ainda não fazem parte da tua rotina, não há problema, ainda vais bem a tempo para os implementar, cuidar de ti e usufruir dos benefícios dos mesmos. 

Talvez o desafio seja um pouco maior para quem praticou maus hábitos ao longo da vida – mas a dificuldade é mais por uma questão de costume do que da idade em si. 

Vejamos então alguns dos benefícios dos hábitos saudáveis depois dos 40.

Benefícios dos hábitos saudáveis depois dos 40:

Os benefícios são vários, destaco alguns com mais relevância nesta fase da nossa vida

  • atividade física: melhora a mobilidade, diminui dores, evita a osteoporose e melhora o desempenho cognitivo 
  • gestão do stress: menor libertação de cortisol e logo menor propensão para comer demasiado 
  • alimentação saudável: uma alimentação mais natural diminui os processos inflamatórios, minimização dos sintomas da perimenopausa 
  • qualidade do sono: facilita a produção de colágenio e a reparação celular 

Academia de Mulheres em Evolução – A.M.E.

Nunca é tarde para implementar hábitos saudáveis, para mudar o estilo de vida e para iniciar uma nova fase. Se queres implementar e manter hábitos saudáveis depois dos 40, na Academia de Mulheres em Evolução, a A.M.E. encontras, para além de um espaço seguro, de apoio e inter-ajuda de Mulheres como tu, toda a metodologia fácil e eficaz de implementar hábitos em 28 passos.

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Eliana
Eliana
4 dias atrás

Amei o post.