Organização

Listas, uma ferramenta de organização

As Listas são a par com a agenda, uma ferramenta de organização pessoal indispensável, neste artigo vamos ver como podemos tirar mais proveito das mesmas.


Tal como na agenda, o suporte que escolhes para as tuas listas depende só de ti e deves de escolher o suporte que mais for conveniente para ti, este são alguns dos suportes possíveis:


  • Folhas de papel;
  • Cadernos;
  • Bloco de notas do telemóvel;
  • Ficheiro word ou excel;
  • Aplicação ex: Evernote, Todoist, TeuxDeux;

Relembro-te seja qual o suporte que escolhas, não dupliques informações em vários ambientes, pois faz-te perder o controlo e multiplicar os vários locais de organização.


Depois de escolheres o suporte ideal para as tuas listas, se tens dúvidas vai testando até encontrares o que mais se adequa a ti, é a altura de criar as tuas listas padrão.


Tipos de Listas

  • Listas de projetos (tudo o que requer mais de uma ação);
  • Listas de ações dos próximos meses;
  • Lista de acções mensal (no fim de cada mês para o mês seguinte);
  • Lista de acções semanal (planear antecipadamente cada semana);
  • Lista de acções diária (atividades seguintes que vão ser feitas no dia seguinte);
  • Listas à espera de (coisas que estás a aguardar);
  • Lista de talvez um dia;
  • Listas de… (tudo o que quiseres: leitura, viagens, etc…).

Para te ajudar na construção das tuas listas partilho em seguida mais informação sobre alguns dos tipos possíveis.


Projetos

É tudo o que necessita de mais do que uma ação, nós não fazemos um projeto, fazemos as tarefas relacionadas com o mesmo. A lista de projetos é a compilação das metas a que nos propusemos, para manter as nossas próximas ações e tarefas no rumo certo.


A lista de projetos é um índice com todos os detalhes, planos e informação de apoio para cada um dos projetos.

Ações

É o que precisa mesmo de acontecer num momento ou dia específico, geralmente, as ações que têm de ser feitas o mais rapidamente possível. São estas que junto com a agenda estão no centro da organização e da gestão diária.


Se facilitar podes ainda dividir esta lista em categorias: telefonemas, escrever, ver no pc, etc…


O truque para o sucesso da utilização das Listas, prende-se com a centralização da informação e a sua revisão regular!


“uma coisa é escrever num bloco que precisamos de leite, outra é ir ao supermercado e lembrarmo-nos disso!”


Daí as listas serem uma ferramenta de organização pessoal de utilização regular, que devem de estar sempre connosco para que consigamos gerir melhor o nosso tempo e a nossa vida.

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