Como organizar a agenda

Como organizar a agenda

organizar a agenda

Manter uma agenda organizada é fundamental para ter disciplina, foco e aumentar a produtividade, neste artigo vamos ver como organizar a agenda.


Não há fórmulas mágicas ou infalíveis quando o tempo parece pouco para tanta coisa que temos para fazer, (e aqui volto a salientar a importância de definirmos as nossas prioridades), mas existem algumas regras básicas para conseguirmos organizar a agenda e fazer uma gestão adequada do nosso tempo.


Antes de partilhar as dicas para organizar a agenda, saliento que cada um de nós tem de encontrar o método que melhor funcione para si. Ou seja, o que funciona para mim não significa que funcione para todas as pessoas, e está tudo bem.


Com estas dicas pretendo partilhar regras básicas de organização da agenda, mas que têm de ser adaptada a cada um, de acordo com o seu estilo de vida e de acordo com as suas responsabilidades.

Porque devemos ter uma agenda?

Porque a nossa cabeça serve para ter ideias e não para armazenar informação! 


A agenda é uma das ferramentas que ajuda a aliviar toda a informação que temos na cabeça, que ajuda a ter controlo sobre a forma como gerimos o nosso tempo. 

Dicas para organizar a agenda

Estas são as minhas dicas simples e minimalistas, ou seja, focadas no essencial.

Tipo de agenda

Pode ser em suporte papel ou eletrónico, mais uma vez é uma decisão pessoal. O importante é que seja consultada, usada e atualizada! 


Atualmente estou a usar somente o Google Calendar que tem a vantagem de ter integração com algumas ferramentas de organização e produtividade que uso, assim como poder aceder e gerir o calendário familiar. 


A minha sugestão é que tenhamos uma só agenda, uma vez que o nosso tempo é só um, embora tenha de ser dividido em várias áreas ou projetos. Neste caso, aconselho a utilização de diferentes cores para identificar as diferentes áreas.  

O que colocar na agenda

De acordo com o método GTD que é o que sigo, devemos colocar na agenda o seguinte:


  • ações com horário específico, por exemplo: reuniões, consultas médicas
  • ações que não têm horário específico, mas com dia específico para acontecer, por exemplo: check-in de voos
  • informações com prazos, por exemplo: vencimento de contas, deadline de um projeto
  • blocos de tempo definidos para realização de tarefas

E são estes os 4 tipos de compromissos que coloco na minha agenda. Claro que podemos colocar as tarefas do dia, no entanto eu acho que é mais simples ter blocos de tempo alocados para a realização das tarefas do dia e diariamente definir as minhas 3 a 5 tarefas mais importantes do dia, que vou buscar à minha lista de tarefas devidamente priorizadas.

Não sobrecarregar a agenda

Este ponto para mim é fundamental, não sobrecarregar a agenda, deixar espaço para os imprevistos, para a espontaneidade e para a mudança de planos, ou seja, ter espaço para a flexibilidade, em média umas 2 a 4h por dia.


Além disso, todos nós temos um limite do que conseguimos fazer com os recursos, tempo e  energia disponíveis, não sobrecarregar e fazer um planeamento realista ajuda a que não hajam sentimentos constantes de frustração. 

Revisão diária e semanal 

Para a agenda ser verdadeiramente útil e uma ferramenta de gestão de tempo, temos de a rever e atualizar de forma regular, eu aconselho que o façamos diária e semanalmente.


Diariamente para sabermos quais os compromissos do dia, o que tem mesmo de ser feito nesse dia (estas são as nossas prioridades) e como podemos alocar o restante tempo às tarefas que temos em mãos e que constam da nossa lista de tarefas. 


Semanalmente quando fazemos a nossa revisão semanal e planeamento para a semana que vem, eu costumo fazer na 5ªf ou 6ªf anteriores, colocar na nossa agenda todos os compromissos, todas as ações com data e hora marcada e todas as informações com prazos. E de acordo com essas informações e com a nossa disponibilidade de tempo, priorizar tarefas e alocar tempo à realização das mesmas.


Espero que estas dicas te sejam úteis e que consigas organizar a tua agenda de uma vez por todas!

Se gostaste deste artigo guarda-o no Pinterest

2 Comments

  1. Joana

    Usa agenda em papel? Qual a sua preferida em termos de modelo físico?
    Obrigada!
    Beijinho!

    1. claudia

      Olá Joana, sim uso em papel.
      As minhas preferidas são as que têm uma página por dia.
      Bjs,
      Cláudia

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *