A Matriz de Eisenhower é uma ferramenta simples que ajuda na priorização de tarefas, ajudando-nos a distinguir o importante do urgente de forma rápida e eficiente.
A Matriz de Eisenhower é da autoria do ex-presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, e parte de duas questões essenciais:
- é importante?
- é urgente?
“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.”
Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano
Neste ponto, vale a pena distinguir que as atividades que são mesmo importantes oferecem resultados, enquanto as atividades urgentes exigem atenção imediata, estando geralmente associadas à obtenção de objetivos de outras pessoas.
As atividades importantes:
- São relevantes na vida;
- Têm prazos de execução e nunca são urgentes;
- Embora tenham prazos definidos, não geram stress, nem exigem ação imediata;
As atividades urgentes:
- O seu tempo é escasso ou já se esgotou;
- São exigências em cima da hora, que não podem ser previstas e que causam stress e tensão;
- Já podem ter sido importantes, mas quando foram adiadas, passaram a urgente;
Como estamos habituados às urgências da vida, acabamos por adiar o que é importante e só o realizamos quando se torna urgente e extremamente necessário.
Quando distinguimos o que é importante do que é urgente na nossa vida, torna-se muito mais fácil compreender e resolver os problemas, assim como perceber como utilizamos o nosso tempo.
Com base nas 2 questões propostas por D. Eisenhower, uma tarefa acaba por se enquadrar sempre numa, e só uma, das 4 categorias, que são a base da Matriz de Eisenhower:
– Importante e Urgente
Estas tarefas dividem-se em duas categorias: aquelas que não podíamos prever, e aquelas que deixámos para o último momento.
A última categoria pode ser perfeitamente evitada se planeares as tuas atividades com antecedência e evitares procrastinar. Todavia, as crises e os imprevistos, não podem ser previstos e daí a melhor estratégia ser reservar sempre algum tempo na tua agenda para lidar com assuntos inesperados. Eu aconselho a não planear 30% do nosso tempo útil para que consigamos encaixar os mesmos.
– Importante e Não Urgente
São tarefas que nos ajudam a atingir os nossos objetivos. Deves planeá-las com tempo, reservando-o para as completar com calma, para que não se tornem também urgentes.
– Urgente mas Não Importante
Geralmente, representam situações que nos impedem de concretizar os nosso objetivos e trabalho. Muitas vezes, estas interrupções surgem de pessoas no próprio local de trabalho (colocando-lhe dúvidas ou interrompendo-nos, por exemplo). Aprende a dizer “Não” e tenta reagendar ou delegar.
– Não Urgente e Não Importante
Estas atividades são meras distrações e devem ser evitadas ao máximo – ignoradas ou até canceladas. Dizer não e ser claro quanto aos teus limites e objetivos torna mais provável que no futuro te peçam menos coisas “não importantes e não urgentes”.
Para aumentares a tua produtividade e foco, convido-te a classificares as tuas tarefas diárias num destes 4 quadrantes e a posteriormente decidires em consciência o que pretendes fazer com cada uma delas, para isso faz download da Matriz de Eisenhower editável.
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Em suma:
- Não deixes que o importante se torne urgente; planeia e faz com antecedência;
- Classifica as tarefas em 1 – importantes e urgente, 2 – importantes, mas não urgentes, 3 – urgentes mas não importantes e 4 – não urgentes e não importantes.
Matriz de Eisenhower
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Muito obrigada pela partilha Claudia. Gosto de fazer a minha To do lists e não conhecia este método.
Adorei o conteudo da sua newsletter.
Obrigada querida Daniela! Um beijinho
Obrigada Cláudia. É bom termos uma referência para nós guiar.
Bom Ano 2021!
Um beijinho Cristina! Bom ano! 💛😘