Gestão do Tempo

Evitar a procrastinação

Este é um dos aspetos que mais pessoas referem como inimigo da produtividade e de uma correta gestão do tempo, neste artigo vou dar algumas dicas para evitar a procrastinação.


O que é a Procrastinação?

Procrastinar é adiar sucessivamente o que temos para fazer.

Quando não temos auto-disciplina, arranjamos desculpas para procrastinar a realização de tarefas menos agradáveis. E por mais importantes que elas sejam, encontramos sempre forma de as colocar em segundo plano.

A realidade é que quando a procrastinação prevalece, estamos a desgastar-nos e a deixar o tempo passar sem fazer literalmente nada que seja relevante para nós. E sim, o tempo não é recuperável. Caso não o aproveitemos, estamos apenas a perdê-lo.

A decisão de adiar dá-nos um alívio imediato, mas muito curto, levando-nos a médio e longo prazo a limitarmos nossa eficácia, o que consequentemente resulta em sentimentos de culpa e ansiedade.

O procrastinador opta pelo que quer e não pelo que deve fazer.


Na procrastinação (re)vivemos:

  • O medo de falhar;
  • A falta de recompensas;
  • A falta de vontade.

Como evitar a Procrastinação?

Para evitar a procrastinação, temos de avançar com autodisciplina.


Se somos disciplinados, cumprimos as tarefas a que nos propomos, não fazendo apenas o que gostamos e quando nos apetece, mas o que temos que fazer, quando tem que ser feito.

Quando somos diligentes a executar as nossas tarefas, sentimo-nos mais confortáveis, libertamo-nos de obrigações, deixamos de acumular tarefas e tornamo-nos mais produtivos.

A disciplina é um parâmetro fundamental para alcançarmos o sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Como podes melhorar este aspeto? Faz então um plano, define um prazo e foca-te exclusivamente nos benefícios que vais alcançar. 


Vejamos agora como é que o minimalismo e o foco no essencial nos podem ajudar a evitar a procrastinação:


6 Dicas para vencer a procrastinação

1. Priorizar as tarefas mais importantes

Este é sem dúvida um passo fundamental, colocar e executar em primeiro lugar as tarefas mais importantes, que geram mais resultados e que até poderão ser menos gratificantes.

2. Dividir a tarefa em micro passos

A tarefa é enorme então divide-a em pequenas etapas, é como costumo dizer: “comer o elefante às fatias“! Não te assustes pela dimensão da mesma.

3. Fazer planos com espaço para imprevistos

Os imprevistos acontecem diariamente, então temos de planear o nosso tempo diário por forma a que haja espaço para os mesmos. Eu aconselho a que se planeie 70% do nosso tempo útil.

4. Fazer uma coisa de cada vez

Manter o foco numa só tarefa é um passo importante para evitar a procrastinação, pois gera resultados, ou seja, concluímos de forma mais rápida e eficiente as tarefas.

5. Eliminar as distrações

Este é um tema que por si só justifica um artigo! Eliminar distrações é algo tão urgente e pertinente de se fazer, pois tal como no ponto anterior, eliminarmos as distrações faz com que sejamos mais rápidos e eficientes na execução da tarefas e logo mais motivados.

6. Diminuir a auto-exigência

Muita da nossa procrastinação vem do medo de falhar connosco próprios, alivia a carga, alivia a exigência. Há alturas que é melhor feito do que perfeito!


Espero que este artigo te ajude a evitar procrastinar naqueles dias mais difíceis.

Newsletter semanal

Todas as segundas-feiras recebe no teu email as inspirações  da semana, com dicas e sugestões para uma vida mais simples, equilibrada, uma melhor gestão do tempo, mais produtividade e organização.

.

Se gostaste do artigo, guarda-o no Pinterest

(Visited 756 times, 6 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *