Minimalismo a cura para a ansiedade
Minimalismo a cura para a ansiedade

Devido a algumas situações mais complicadas na minha vida pessoal e profissional, tenho nos últimos anos sofrido de ansiedade, no entanto desde que adoptei o estilo de vida minimalista os sintomas têm-se atenuado, será o minimalismo a cura para a ansiedade?
Viver com menos, ter menos preocupações, ter menos coisas que limpar, arrumar e organizar, ter a casa mais vazia e arrumada, ter mais dinheiro e tempo para fazer o que gosto, estes são sem dúvida alguns dos benefícios do minimalismo que me têm ajudado a diminuir os meus níveis de ansiedade!
O que é Ansiedade?
A Ansiedade é um sentimento de tensão, preocupação e medo, e embora seja um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde. A Ansiedade enquanto perturbação psicológica torna-se extremamente incapacitante e limitadora e afecta milhares de pessoas em todo o mundo, como se fosse uma consequência deste mundo frenético em que vivemos!
Sintomas da Ansiedade
Estes são os sintomas mais frequentes da ansiedade.
- Batimentos cardíacos acelerados
- Pressão no peito
- Dificuldade em respirar
- Tensão muscular
- Suores frios
- Insónias
- Tremores
- Dores físicas
Actualmente o tratamento mais usado para curar a ansiedade ainda passa pela toma de ansióliticos. Mais informações acerca da ansiedade aqui.
Os meus principais sintomas eram as insónias, a tensão muscular e os batimentos cardíacos acelerados, que embora tentasse minimizar ao máximo com um estilo de vida saudável, acabaram por me condicionar imenso e só consegui efectivamente controlá-los com ajuda de medicação.
A cura para a ansiedade
Até que o Minimalismo começou a fazer parte do meu dia-a-dia e consequência desse estilo de vida mais leve e tranquilo, aos poucos consegui reduzir quase por completo a medicação, voltar a sentir-me bem e muito menos ansiosa. E o meu estilo de vida minimalista foi o grande responsável pela cura para a ansiedade que sofri durante alguns anos.
Poderá gostar de ler Como o Minimalismo entrou na minha vida
Com todos os benefícios que o Minimalismo me tem trazido também a nível do meu bem-estar físico e do controlo da Ansiedade, arrisco em dizer que o Minimalismo é a cura para a ansiedade.
Identificar o essencial, viver com menos tralha, ter mais tempo para descansar, para mim e para fazer o que gosto, ter menos distracções, menos decisões a tomar, menos dificuldades financeira e uma família mais calma tudo consequências do estilo de vida minimalista, foram essenciais para ganhar a batalha contra a ansiedade.
Recomendo a leitura do artigo Benefícios do Minimalismo
Se tudo o que tenho escrito sobre os Benefícios do estilo de vida minimalista não foram suficientes para lhe despertar o interesse por este estilo de vida, que seja este o motivo, que o vai fazer parar e pensar nas mudanças que precisa de fazer na sua vida.
O Minimalismo é a nova cura para a ansiedade!
Apresento-lhe o programa mensal T.R.E.S. online, um pacote mensal onde pode usufruir de uma série de produtos e serviços, tais como cursos online, workshops, dicas e partilhas diárias, meditações guiadas, templates, etc., tudo isto para o ajudar a simplificar a sua vida, a sua cabeça, o seu coração e tudo o que precisar de ser simplificado!
Para ter sempre presente a cura para a ansiedade guarde este artigo no Pinterest

Micileide
Tenho acompanhado seu blog para aprender mais sobre minimalismo. Já tenho alguns hábitos minimalista,mas é sempre bom aprender mais.
claudia
Olá Micileide,
Muito obrigada pelo carinho, espero que os artigos sejam úteis!
Jacinta
Olá Claudia ,gosto.muito das suas matérias. Como faço para entra no seu blog?
claudia
O meu site com todos os meus artigos: https://claudiaganhao.pt/artigos/
Obrigada!
Maria
Achei bastante interessante o minimalismo, principalmente hoje com tudo que vivemos,vejo que não somente eu mas muitas pessoas estão sem tempo e ainda se sobrecarregam com coisas que não vão levar a nada.mas como vejo aqui com o minimalismo é por esses motivos mesmo que não temos tempo.valeu a sua ajuda, vou colocar em prática, muito obrigada