Minimalismo

Como trabalhar em casa e ser produtivo

Devido a todas estas contingências que estamos a viver, a grande maioria de nós está actualmente a trabalhar desde casa, e a experimentar uma realidade diferente da que vivemos até agora e mais do que nunca é importante saber como trabalhar em casa e ser produtivo.

Posso dizer-vos que tenho alguma experiência nesse aspecto, uma vez que desde Setembro 2018 trabalho em casa e aos poucos tive de aprender a gerir o trabalho e a gestão da casa, assim como continuar a ser produtiva.

No entanto, as actuais circunstâncias causadas pelo vírus Covid-19 alteram novamente a minha dinâmica, pois tal como vocês tenho os miúdos em casa, o marido, dispensei a senhora que me ajuda com a limpeza, o serviço de engomadoria. E para além do meu trabalho normal, as sessões de acompanhamento e coaching, a produção de conteúdos, etc. tenho ainda de cozinhar pelo menos duas vezes ao dia, manter a casa limpa e organizada, acompanhar os miúdos, entrete-los e manter a minha sanidade mental.

Poderá gostar de ler o artigo com mais dicas sobre produtividade.

A grande questão é como fazer tudo isto em equilíbrio? Hoje vou começar por vos falar de como trabalhar em casa e ser produtivo, no entanto, vou trazer-vos uma série de artigos com mais dicas para ultrapassarmos esta fase nova, estranha e preocupante para todos nós.

Como trabalhar em casa e ser produtivo?

Partilho 8 dicas para conseguir trabalhar desde casa e continuar a ser produtivo.

Definir e cumprir o horário de trabalho

Definir horas para iniciar e terminar de trabalhar em casa, assim como o horário das pausas é essencial para não misturar trabalho com todas as outras tarefas, sejam elas domésticas ou não. O horário não tem de ser o mesmo para todos os dias da semana, podemos ajustá-lo à medida das nossas necessidades diárias. O importante é cumpri-lo!

Vestir-se para ir trabalhar

Uma das minhas dicas é não passar o dia de pijama ou com roupa de andar por casa. É importante vestir-nos de forma confortável e apresentável, trazendo-nos uma confiança adicional e uma forma de aumentar a nossa produtividade.

Criar um ambiente de trabalho confortável

Assim como o que temos vestido quando estamos a trabalhar, o local onde trabalhamos tem uma enorme importância na nossa produtividade. Devemos de criar um ambiente de trabalho confortável, arrumado e organizado.

Afastar as distracções, tecnológicas e outras

Trabalhar sem distracções é uma forma de aumentar a produtividade. Assim sendo, recomendo desligar as notificações do telemóvel e computador, e se necessário afastar mesmo o telemóvel do local onde trabalhamos.

Fazer uma lista de tarefas

Uma das formas de aumentar a produtividade passa por saber exactamente o que temos para fazer! Aconselho a ter uma lista com todas as tarefas pendentes e ir definindo prioridades diárias, assim como as 3 principais tarefas do dia.

Pedir colaboração aos familiares

Quando se trabalha desde casa, e principalmente nesta situação que estamos a viver com todos os elementos da família em casa, é essencial que os nossos familiares estejam alinhados connosco. Ou seja, é necessário pedir-lhes que respeitem o seu espaço e o seu tempo de trabalho. Se estiver sozinho com crianças e sem outro adulto por perto a coisa complica-se mais, no entanto o meu conselho é conversar com eles e pedir-lhe colaboração, não esquecendo de reservar tempo em exclusivo para eles.

Fazer intervalos regulares

Não é por trabalhar mais horas que somos mais produtivos, daí ser super importante fazer intervalos regulares.

Separar o trabalho das rotinas domésticas

Não é por trabalhar em casa que temos de estar constantemente a fazer as tarefas domésticas. Há que separar bem as tarefas e as áreas.

Espero que estas dicas vos ajudem a ser mais produtivos quando trabalham em casa.

No Programa T.R.E.S. de 3 ou 6 sessões posso ajudar-vos a aumentar a vossa organização, produtividade a a definirmos juntos qual a melhor rotina para conseguirem gerir tudo o que têm para fazer!

Guarde este artigo no Pinterest para ter sempre à mão como trabalhar em casa e ser produtivo.

(Visited 652 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *