Produtividade

Como ser mais produtivo e ter mais tempo livre

Nos tempos que correm em que as solicitações são mais do que muitas, ser produtivo é algo que todos ambicionamos. Mas atenção, não é fazer mais coisas, mas sim fazer melhor para que nos sobre tempo para fazermos o que nos dá prazer e que nos faz feliz. Então vamos lá ver como podemos ser mais produtivo?


Existem pequenos truques que ao serem adoptados no nosso dia-a-dia nos tornam mais produtivos. 

Algumas dicas para ser mais produtivo        


1 – Encontrar a parte do dia em que se é mais produtivo 

Há quem seja mais produtivo de manhã, ou à tarde, e há quem prefira fazer serão. O importante é encontrar o teu pico de produtividade e usar e abusar dele.

2 – Fazer uma lista de tarefas 

Escrever no papel tudo o que se tem de fazer é uma excelente forma de aumentar a produtividade. A lista de tarefas também deverá ser feita por contexto, separando por exemplo, as tarefas pessoais das profissionais. 

3 – Preparar o dia seguinte

Preparação é meio caminho andado para o sucesso, neste caso para a concretização das suas tarefas. Então prepare no dia anterior tudo o que for possível para o dia seguinte.

4 – Dizer Não 

Muitas vezes não conseguimos concretizar em tempo útil as nossas tarefas e objectivos porque não dizemos não quando devíamos e aceitamos tarefas e compromissos que não nos trazem valor acrescentado ou que não fazem parte das nossas prioridades. Aprender a dizer não é fundamental! 

5 – Fazer as coisas mais simples e rápidas primeiro

Este pequeno truque faz milagres pela nossa motivação, fazer uma série de coisas e ver a nossa lista de tarefas a diminuir de tamanho dá-nos um boost de energia fantástico para passar para as tarefas mais complicadas.


Poderá também gostar de ler Como ser uma Mulher bem sucedida

6 – Eliminar as distracções

Seja elas o email, as notificações das redes sociais, o telemóvel. Focar nas tarefas que temos de efectuar e ter 2 momentos no dia para responder a emails, verificar redes sociais, fazer teleonemas, responder a mensagens, etc. 

7 – Anotar tudo

Não confie na memória, anote tudo: tarefas, ideias, compromissos, telefonemas a fazer, lista de compras, etc. Se não puder escrever grave, todos os telemóveis têm actualmente um gravador. 

8 – Não ao multitasking 

Está mais que provado que o multitasking nos desfoca, desconcentra e nos torna menos produtivos. Faça uma coisa de cada vez!

9 – Estabeleça objectivos diários e semanais

Mas faça-o de uma forma realista e concretizável. Por exemplo, não adianta objectivar imensas coisas que sabemos impossíveis de concretizar.

10 – Cuidar de si

Mimar-se, dormir bem, acordar cedo, descansar, ter um ritual diário, meditar, alongar-se, fazer exercício, não saltar refeições, beber água, respirar fundo.


Diminuir a ansiedade, ouvir música ambiente para a concentração, apanhar sol, ter uma boa postura, mudar de ambiente, não levar trabalho para casa, ler antes de dormir, desconectar-se, passar tempo na natureza. Todas estas coisas o poderão ajudar a encontrar o equilíbrio e a ser mais produtivo. 


Em conclusão, estes são alguns dos truques que me têm ajudado a ser mais produtiva e que sugiro que adopte na sua vida para ser mais produtivo. Espero que vos sejam úteis também!

Se gostaste do artigo guarda-o no Pinterest

(Visited 1.762 times, 1 visits today)

2 thoughts on “Como ser mais produtivo e ter mais tempo livre”

  1. This is a topic which is close to my heart… Take care!
    Exactly where are your contact details though? It is the best time to make some plans for the future and it’s time
    to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you
    some interesting things or suggestions. Maybe you could write next articles referring to this article.
    I want to read more things about it! It’s appropriate time to make some plans
    for the long run and it is time to be happy. I have read this post and if I may just I wish
    to recommend you few attention-grabbing issues or suggestions.

    Perhaps you can write next articles regarding this article.
    I desire to learn more issues about it! http://dell.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *