Mindfulness no dia-a-dia

Mindfulness no dia-a-dia

mindfulness no dia-a-dia

No artigo de hoje venho falar-vos da prática do mindfulness ou atenção plena, e de como podemos aplicar o mindfulness no dia-a-dia.

O que é o Mindfulness?

O conceito do mindfulness deriva da antiga meditação budista, é uma filosofia que nos permite:


  • recentrar/focar;
  • melhorar a gestão dos nossos recursos internos;
  • permitir viver de forma mais sã.

Permite viver plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer auto-julgamento, criando uma relação mais saudável com o que está a acontecer nas nossas vidas, com intenção e propósito.

“Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecermo-nos de viver”

Albus Dumbledore (personagem da saga Harry Potter)


Como já referi, a técnica é milenar e a sua introdução recente na sociedade ocidental deve-se em particular Jon Kabat-Zinn – Doutorado em Biologia Molecular pelo MIT, percebeu que a mesma poderia ser usada sem qualquer componente religiosa.

8 Benefícios do Mindfulness

São vários os benefícios que esta prática nos traz no dia-a-dia, estes são 8 dos mais frequentes:


  1. Torna o pensamento mais positivo –  ajuda a contrariar a perpetuação de pensamentos negativos e estados depressivos.
  2. Reduz o stress e a ansiedade – útil na alteração de processos afetivos e cognitivos que fundamentam problemas clínicos como o stress e a ansiedade.
  3. Reforça a capacidade de memória – o hábito da meditação e mindfulness no dia-a-dia, exercita positivamente a capacidade de memória.
  4. Potencia o foco – A prática da atenção plena está diretamente correlacionada com a flexibilidade cognitiva e o funcionamento assertivo da atenção.
  5. Aumenta a ponderação – o mindfulness pode diminuir a reatividade emocional e ajuda a libertar de imagens emocionalmente perturbadoras, permitindo uma melhor capacidade cognitiva.
  6. Cresce a flexibilidade cognitiva –  os praticantes de atenção plena desenvolvem a habilidade de auto-observação, o que contribui para uma maior relevância do momento presente.
  7. Contribui para fortalecer as relações – aumenta a consciencialização interpessoal e ajuda a ultrapassar e a reagir melhor ao stress dos relacionamentos e a comunicar melhor as emoções com o parceiro.
  8. Protege o organismo – ajuda a equilibrar a pressão arterial, a reduzir o nível de açúcar no sangue e a proteger a saúde cardíaca.

Como praticar Mindfulness

A meditação é só uma das formas de praticar Mindfulness, mas a mais conhecida, aqui tens pequenas dicas para o fazer:


  1. Escolher um local calmo
  2. Determinar um tempo de exercício – 2, 5 ou 10 min
  3. Observar o corpo – escolher uma posição que lhe seja confortável, seja, por exemplo, sentado numa cadeira ou no chão, e observar.
  4. Sentir a respiração – deixar-se levar pela cadência da respiração (expiração e inspiração).
  5. Deixar a mente fluir – enquanto nos deixamos levar pela respiração, deixar a mente fluir e concentrar nos pensamentos sem qualquer tipo de auto-julgamento.

Lembra-te: aquilo que realmente interessa é (re)concentrar-te no momento presente. É um exercício simples, cujo maior segredo de sucesso está na disciplina e dedicação com que se realiza.

7 Atividades de Mindfulness no dia-a-dia

Para além da meditação, partilho 7 atividades que podes facilmente incluir no teu dia-a-dia para treinares a atenção plena:

  1. Seguir a respiração natural;
  2. Respiração profunda;
  3. Uns minutos de Journaling;
  4. Observar uma vela a arder por uns minutos (Jogo da vela);
  5. Comer ou beber mais devagar e saborear;
  6. Observar o que te rodeia sem julgamentos;
  7. Parar e olhar à vontade e nomear 3 coisas que consegues ouvir, 2 coisas que consegues ver e uma sensação.

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