Minimalismo

Minimalismo no Regresso às aulas

regresso às aulas

Setembro está aí e com ele o Regresso Às Aulas, sendo o Minimalismo uma ferramenta que se pode aplicar a todas as áreas da nossa vida, vamos aplicar o Minimalismo no Regresso às aulas!

Vamos falar basicamente de preparar o regresso às aulas. A preparação é meio caminho andado para que as coisas corram bem, para evitar stress e correrias de última hora!

Minimalismo no Regresso às Aulas

Guardar num único local tudo o que está relacionado com a escola

Guarda circulares e informações da escola com datas de reuniões, etc., lista de livros adoptados, lista de material, entre outras informações. Assim evitas perder documentos ou perder tempo à procura de informações importantes. Podes até fazer uma capa por criança para facilitar a procura.

Consulte o calendário escolar 2019/2020
Preparar mudanças

As crianças tal como os adultos, nem sempre reagem bem às mudanças. Em determinadas idades, as mudanças de escola, de amigos e de professores têm um impacto gigante. Vai com o teu filho visitar a nova escola e se quem sabe conhecer alguns dos novos colegas e professores.

Comprar os livros escolares com tempo

Geralmente a compra online dos mesmos facilita imenso o processo, da minha experiência, entregam atempadamente e em 10 minutos seleccionamos todos os livros que precisamos. Podes fazê-lo em conjunto com os teus filhos.

Reutilizar o material escolar em bom estado

O regresso às aulas é sinónimo de despesa extra para uma família, certo? Porque não incutir às crianças desde cedo que nem todo o material tem de ser novo, há muito material que pode ser reaproveitado de ano para ano: cadernos, lápis, canetas, régua, afia, borracha, mochila, estojo, etc! Envolve os teus filhos nesta selecção de material, eles vão adorar ser os responsáveis por essa selecção!

Comprar o outro material

Se não está em bom estado ou não temos em casa, temos de ir às compras. Aconselho sempre a escolher artigos simples e sem muita “bonecada” principalmente nas mochilas e afins, para evitar que para o ano seguinte queiram trocar pelo boneco que está na moda ou por outro mais apropriado à idade. Também aqui envolve os teus filhos e transmitir-lhe noções básicas acerca da melhor forma de comprar.

Destralhar

Destralha o quarto dos seus filhos, aliás destralha a casa toda! Mas o quarto dos miúdos deve ficar livre dos materiais escolares do ano anterior em mau estado, dos brinquedos estragados ou que já não são apropriados à idade, da roupa que já não serve.

Liberta espaço e aproveita a oportunidade para criar um local dedicado ao estudo e à execução dos TPC’s. As crianças adoram uma boa confusão e um destralhe é o local ideal para desarrumar, envolve-os nesta tarefa!

Poderás gostar de ler 7 Dicas para Destralhar a Casa
Comprar Roupa para a nova estação

Não exageres nas compras, mas faz uma lista do que precisas para cada um dos seus filhos e compra com calma e à medida que encontras o que precisas e de acordo com a tua disponibilidade. Evitando assim ir a correr para o Centro Comercial mal comece a fazer frio ou a chover!

Seleccionar actividades extracurriculares q.b.

É nesta altura do ano que se seleccionam as actividades extracurriculares, e aqui como em tudo na vida, menos é mais! E isto é válido para as crianças e para os pais também.

Para as crianças pois precisam de tempo livre, além de conseguirem manter o foco e darem o melhor de si se tiverem menos actividades. E para nós pais para evitar as correrias de final de dia de actividade em actividade em estilo “mãe-táxi” e sem conseguirmos desfrutar verdadeiramente da companhia dos nossos filhos.

Por isso faz escolhas conscientes e de acordo com a vossa disponibilidade familiar, esquece as crianças troféu, inscritas em mil e uma actividades!

Fazer um horário semanal

Para incutir hábitos de gestão do tempo, constrói com a ajuda do teu filho um horário familiar semanal.

Retomar hábitos, horários e rotinas

Um pouco antes das férias terminarem é necessário retomar alguns dos hábitos essenciais no regresso às aulas, tais como horário de deitar e levantar. Por isso aos poucos deita as crianças mais cedo e acorda-os mais próximo da hora de levantar habitual!

Despedida das férias

Temos de reconhecer que o fim das férias é sempre um momento desafiante para todos! Organiza um lanche de despedida das férias, convida os melhores amigos dos teus filhos, façam uma grande algazarra e despeçam-se das férias em grande.

Espero que estas dicas te ajudem a preparar o Regresso às Aulas e que este seja tranquilo!

Para ter sempre à mão as melhores dicas de Minimalismo no Regresso às Aulas guarda este artigo no Pinterest
regresso às aulas


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Autora e Produtora de Conteúdos | Minimalismo

(Visited 321 times, 2 visits today)

2 thoughts on “Minimalismo no Regresso às aulas”

  1. Este fim-de-semana foi um pouco para isso: destralhar os quartos deles. O de brincar/estudar e o dos sonhos (o de dormir). Foi feito por etapas que a vida não é só arrumar e limpar, feito com a ajuda deles. As mochilas de há dois anos, lavadas e cheirosas. A seguir é ouvi-los dizer que gostam tanto do quarto assim, que é mais fácil encontrar tudo. Para eles e para nós 🙂 Simplificar, simplificar para que sobre tempo para o que importa para cada um de nós, sozinhos ou em família. Bem hajas Cláudia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *