Minimalismo

Minimalismo nos cuidados de beleza

cuidados de beleza

Minimalismo nos cuidados de beleza

A casa de banho é provavelmente a segunda área da casa com maior complexidade e desperdício, assim sendo acredito que também aqui o minimalismo é uma ferramenta preciosa, vamos lá aplicar o Minimalismo nos cuidados de beleza!

Para além da muita tralha, a maioria das casas de banho estão atulhadas de cremes milagrosos que nos prometem juventude, beleza, etc. Estes produtos custam-nos centenas de euros por ano e acabam, muitas vezes, a ganhar pó e mais tarde no caixote do lixo.

Para não falar da sua composição, muitas vezes tóxica e prejudicial à nossa saúde, uma vez que a pele é o maior e mais fino órgão do nosso corpo, por isso acho mesmo que aplicando o Minimalismo nos cuidados de beleza teremos imensos benefícios!

Leia também Minimalismo nos Produtos de Limpeza

Antes de avançarmos, gostaria de partilhar consigo um pouco mais acerca da composição dos produtos de higiene e cosméticos.

Tal como aos produtos alimentares industrializados são adicionados aditivos, nos cosméticos e produtos de higiene também são adicionados ingredientes que permitem prolongar a durabilidade do produto, fazer espuma, dar cor, elasticidade, dar cheiro entre outros.

Nem todos esses ingredientes são perigosos para os humanos, mas alguns estão correlacionados com algumas doenças e são várias as organizações que fazem pesquisa e investigação nesta área, recomendo que leia mais em: David Suzuki Foundation | Quercus | Safe Cosmestics

Por fim, aconselho também que veja este vídeo, que é bastante elucidativo acerca da problemática dos ingredientes tóxicos nos produtos de beleza e cosméticos!

Fiz uma pesquisa e compilei num único local a lista de substâncias nocivas que devemos de evitar que estejam na composição dos nossos produtos de higiene, cosméticos, maquilhagem, etc.

Espero que esta lista lhe seja muito útil aquando da selecção dos produtos de higiene para a sua família:

Mas voltemos ao nosso tema, o Minimalismo nos cuidados de beleza!

O primeiro passo para a simplicidade e minimalismo nos cuidados de beleza consiste em tentar limitar a nossa exposição às estratégias de marketing. A beleza não se pode comprar, não é possível descobrir dentro de um frasco algo que vem de dentro de nós.

Esta frase é da Bea Johnson no seu livro Desperdício Zero e eu acho que é absolutamente genial!

O 2º passo começa com o esvaziamento dos armários e gavetas e dar-lhes um bom destralhe, podemos colocar as seguintes questões para facilitar a escolha:

  1. Estão na validade?
  2. Estão abertos há mais de um ano?
  3. Funciona?
  4. Utilizo regularmente?
  5. Tenho mais do que um?
  6. Põe a saúde da minha família em risco?
  7. Contém ingredientes tóxicos (da lista acima)?
  8. Tenho pena de deitar fora porque foi caro?

Depois do destralhe é altura certa para organizar a sua casa-de-banho e começar a selecionar de forma mais consciente os produtos de higiene, cosméticos, maquilhagem, etc, tendo em conta o seguinte:

  • Que não contenham ingredientes tóxicos
  • Não sejam testados em animais
  • Sejam de origem natural
  • Prefira cosmética biológica ou orgânica (caracteriza-se pela ausência de substâncias tóxicas, derivados do petróleo e produtos geneticamente modificados)
  • Que usem o mínimo de embalagem possível
  • Que funcionem para a sua família
  • E lembre-se de aplicar também aqui “menos é mais”

Espero que estas dicas lhe sejam úteis e que consiga aplicar Minimalismo nos cuidados de beleza!

Tenha sempre à mão como aplicar o Minimalismo nos cuidados de beleza, guarde este artigo no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Especialista em Minimalismo

(Visited 873 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *