Princípio de Pareto, uma ferramenta de produtividade

Sou fã do Princípio de Pareto e como este nos pode ajudar a aumentar a nossa produtividade e a gerir melhor o nosso tempo.

O que é o Princípio de Pareto?

Princípio de Pareto ou “Regra dos 80/20”, deve o seu nome ao Economista Italiano, Vilfredo Pareto, e é um dos conceitos mais úteis na gestão do tempo, na nossa produtividade e na vida.



A Regra dos 80/20 diz-nos que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.



Ou seja:



  • 20% do nosso esforço produz 80% dos nossos resultados;
  • 20% dos clientes representam 80% da faturação;
  • 20% dos cientistas realizam 80% das descobertas científicas;
  • 20% da minha roupa é usada por mim 80% do tempo;
  • e por aí fora…



Quando passamos para a área profissional, o que o Princípio de Pareto nos diz é que 20% do nosso trabalho, esforço e recursos fornecem 80% dos resultados



A realidade é que a maior parte de nós procrastina nos 10 a 20% das tarefas do topo da lista, nas tarefas mais importantes, ou seja, nas tarefas que originam os maiores resultados. E ocupamo-nos dos 80% menos importantes, e isto tem de ser urgentemente revertido!



Aplicar o Princípio de Pareto

Aplicar o Princípio de Pareto no nosso dia-a-dia e principalmente na nossa área profissional ajuda-nos acima de tudo a focarmo-nos no que é efetivamente importante e a priorizar tarefas.



Decidir em consciência onde vamos investir o nosso tempo e os nossos esforços, pois é daí que advém os nossos resultados.



Para aplicares o Princípio de Pareto à tua atividade profissional desafio-te a responderes a estas questões:



  • quais são os objetivos da tua atividade profissional?
  • quais as ações que mais contribuem para esses objetivos?
  • quais as atividades realmente importantes e onde tens um desempenho acima da média?
  • 80% da importância que os outros te atribuem tem origem em 20% do que fazes, que atividades são essas?
  • De onde vêm 80% do teu dinheiro ou das tuas vendas? 



De hoje em diante foca-te nas atividades que mais resultados te trazem, são essas que deves de fazer em primeiro lugar, são as tuas prioridades! As outras são para ser feitas de acordo com a tua disponibilidade e de acordo com a tua organização e gestão do tempo.




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Fernanda Manuela
Fernanda Manuela
4 anos atrás

Bom Dia Claudia
Gostei muitíssimo do seu artigo. Obrigada.
Boa semana.
Um abraço 🤗

Cecília Domingos
Cecília Domingos
4 anos atrás

Bom dia.
Achei muito interessante o artigo, especialmente numa altura em que ouvimos muita gente falar que trabalha noite dentro e pergunto-me se , de facto, é eficaz essa estratégia.
Agradeço todas as dicas.

Boa semana.
Cecília

Sâmia
Sâmia
4 anos atrás

Olá Cláudia!
Obrigada por compartilhar o que te ajuda ter resultado.
Gratidão