52 Semanas para Organizar a vida

52 Semanas para Organizar a vida

Organizar a vida

O novo ano está a começar e com ele a oportunidade de, em 52 semanas, mudarmos e organizarmos a nossa vida de uma vez por todas. Preparados para aceitar este desafio e aderir ao 52 Semanas para Organizar a vida?

Aquilo que vos proponho é, em cada semana do novo ano, destralharmos e organizarmos uma área da nossa vida, de modo a que no final do ano tenhamos a nossa vida organizada e sob controle. O destralhe é realmente importante e necessário para que ganhemos espaço na nossa casa, consigamos uma sensação de organização que nos ofereça uma mente mais leve e, acima de tudo, para nos sentirmos melhor naquele que é o nosso refúgio.



52 Semanas para Organizar a vida



Para começar

  • Na 1ª semana, convido-vos a definir as vossas prioridades, aquilo que vos é essencial e, a partir daí, definir os objectivos de vida a longo prazo (> 5 anos), a médio prazo (5 anos) e a curto prazo (2 anos). Este ponto é essencial para estruturar e organizar a vida.


Destralhar toda a casa

  • Depois, começamos por destralhar a zona de entrada de tua casa. Livra-te das tralhas que não precisas, arruma nos respectivos locais tudo o que não pertencer a essa zona.
  • Tem em consideração que a zona de entrada é considerada uma das zonas mais difíceis de manter organizada, pois geralmente é a zona onde despejamos tudo mal chegamos a casa.
  • Passamos depois para a cozinha, pois é uma das zonas onde passamos mais tempo. Se estiver organizada é uma excelente forma de organizar a vida, pelo menos a doméstica.
  • Passamos pelos armários, gavetas, frigorífico, congelador e despensa. Em todas as áreas, retira tudo de dentro das mesmas, aproveita para limpar e lavar essas zonas e faz um destralhe à séria: produtos com a data de validade caducada, itens em mau estado, itens duplicados, itens não usados, itens dos quais não gostamos, itens que não precisamos e itens que nem sabemos que temos são para sair.
  • Abrange todos os itens: tachos, panelas, formas, talheres, pratos, copos, canecas, tigelas, caixas plásticas, frascos, panos, toalhas, livros de receitas, electrodomésticos, utensílios, produtos de limpeza, etc.
  • Não descuramos nenhuma área da nossa casa e seguimos a ordem da tabela acima: Casas de Banho, Quartos, Brinquedos, Sala de estar, Papelada, as Fotografias, Garagem, Arrecadação, Varanda, Jardim e os itens mais pessoais como o seu Carro, a Carteira, a Agenda, o PC, e o Telemóvel.
  • O importante é ao longo do ano não deixar nenhuma área ou item por destralhar, já que os benefícios são imensos.


Arrumar e Organizar

  • Depois do destralhe e de limpar a zona, volta a arrumar tudo, organiza os objectos e itens por categorias. Não esquecendo que os mais utilizados devem estar mais acessíveis! Além disso não enchas demasiado os armário e gavetas e mantém só os objectos que gosta e que são úteis.


Ajudas disponíveis

Hands On™️: Destralha e Organiza a tua Casa

O Hands On™️: Destralha e Organiza a tua Casa é um curso desenhado para te acompanhar durante todo o processo de destralhe e ensinar-te dicas e truques para que possas passar menos tempo a arrumar e a limpar. Conto contigo?


Guia básico para manter a casa arrumada

Escrevi este Guia básico para manter a casa arrumada para te ajudar durante todo este processo. Podes fazer o download gratuito abaixo.

.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

2 Comments

  1. Maristela

    Adorei o roteiro! Já salvei! Desejo-lhe sucesso🌟

    1. claudia

      Espero que seja útil querida Maristela!

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *