Como trabalhar o desenvolvimento pessoal?

No artigo de hoje vamos falar sobre como trabalhar o teu desenvolvimento pessoal e descobrir como é que trabalhares em ti impacta a tua vida. O desenvolvimento pessoal tem como objetivo melhorar a nossa qualidade de vida e desenvolver as habilidades pessoais de cada um de nós, contribuindo para a construção do nosso conhecimento, realização de sonhos e aspirações.


Na prática, o desenvolvimento pessoal é, nada mais nada menos, do que trabalharmos em nós próprios, adquirirmos conhecimento, desenvolvermos e melhorarmos competências, utilizando ferramentas e adquirindo os hábitos certos. Trabalharmos para sermos a melhor e mais feliz, versão de nós próprios.


“O nosso nível de sucesso raramente excede o nosso grau de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que é atraído pela pessoa em que nos tornamos” Jim Rohn 



Em que áreas podes trabalhar o teu desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser trabalhado em todas as áreas que podem ser impactadas pela nossa evolução, por exemplo:

  • autoconhecimento;
  • motivação;
  • liderança;
  • comunicação;
  • gestão do tempo;
  • poder pessoal;
  • produtividade;
  • qualidade de vida;


O que podes fazer para melhorar o teu desenvolvimento pessoal?

Todas as atividades que permitam evoluir melhoram o teu desenvolvimento pessoal. Tudo o que contribua para a construção do teu melhor eu, para a aquisição de novas aptidões e competências, para melhorar as tuas forças e talentos e para te preencher no teu desenvolvimento pessoal. Partilho contigo algumas sugestões abaixo, mas podes também espreitar este meu vídeo sobre escolher investir diariamente em nós próprios.

Ler

Ler é inegavelmente uma excelente atividade para melhorar o desenvolvimento pessoal. Se queres aprender uma determinada competência, podes escolher optar por livros técnicos. No entanto, aquilo que podes não perceber numa primeira instância é que ler ficção também te ajuda a melhorar o teu vocabulário, a tua ortografia e até a tua criatividade.


Fazer formações online

Aprender algo novo através de uma formação, workshop ou curso online é outra óptima forma de trabalhares o teu desenvolvimento pessoal. Foi exatamente a pensar nisto que criei o Programa Mensal de Formação Contínua e Mentoria. Este Programa foi desenhado para te colocar numa aprendizagem constante nas áreas de minimalismo, gestão do tempo, produtividade, bem-estar e organização. Se quiseres ganhar competências nestas áreas, podes juntar-te a mim e a esta comunidade maravilhosa, onde o objetivo é precisamente melhorar a nossa qualidade de vida e trabalharmos o nosso desenvolvimento pessoal.


Refletir ao final de cada dia

O nosso ritmo no quotidiano tende a ser tão acelerado que, muitas vezes, não temos a capacidade de parar e analisar o que está a acontecer à nossa volta. Sempre que queremos perceber se algo está a funcionar da melhor forma, temos de analisar conclusões e resultados. Assim sendo, porque não chegar ao final do dia e ganhar também este hábito? Ter esta sensibilidade de perceber o que correu bem no nosso dia, o que correu mal, que atitudes menos boas podemos ter tido e como podemos melhorar isso permite-nos ver onde existe espaço para crescer. Podes, por exemplo, utilizar o Journaling para fazê-lo.


Apostar no networking

Interagires com diferentes pessoas faz com que facilmente trabalhes o teu desenvolvimento pessoal. Todos nós, enquanto seres humanos, somos diferentes e é exatamente com essa diferença que podemos facilmente aprender uns com os outros. Seja através da partilha de experiências, de novas ideias e até para melhorares as tuas competências de compreensão e comunicação, o falar e interagir com pessoas vai sempre acrescentar ao teu crescimento como pessoa.


Ultrapassar um medo

O medo é, muitas vezes, um bloqueio ao desenvolvimento pessoal. Pode existir algo que queremos muito fazer, mas se sentimos medo, é possível que não sejamos capazes de fazê-lo agora (ou quiça nunca). Se não sairmos dessa zona de conforto, nunca conseguiremos evoluir enquanto pessoas. Por exemplo, se tens medo de falar em público, estás a impedir-te de efetivamente melhorar as tuas capacidades de comunicação e a tua confiança. Enquanto não deres um passo na direção desse bloqueio, dificilmente vais evoluir nesses campos.



Trabalhar o autoconhecimento

Trabalhar o teu desenvolvimento pessoal é automaticamente sinónimo de trabalhares o teu autoconhecimento. Na verdade, quanto mais conhecimento vais adquirindo, mais tato vais ganhando contigo próprio. Vais compreender-te melhor, perceber ao detalhe as tuas atitudes e motivações e passar a saber exatamente o que despoleta reação x ou y. Quanto melhor te conheceres a ti próprio, melhor vais conseguir também perceber as tuas forças e fraquezas, e ganhar estratégia sobre aquilo que queres trabalhar.



Aprender com Especialistas

Aprender com especialistas e escolher alguém como mentor podem ser outros excelentes contributos para o nosso desenvolvimento pessoal. Como já referi, aprender com os hábitos e percursos de outras pessoas é uma excelente forma de crescimento pessoal e por isso faz todo o sentido que te aprendas com alguém que efetivamente domine os assuntos sobre os quais queres aprender. “Beberes” de um conhecimento de um mentor é maravilhoso e, na maioria dos casos, mais enriquecedor do que as formas de aquisição de conhecimento mais tradicionais.



Desafio Gratuito de 5 Dias De Journaling

Com este desafio vais poder trabalhar de forma mais aprofundada o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Inscreve-te aqui e descobre os benefícios comprovados pela ciência do hábito do Journaling



Se gostaste deste pin, guarda-o no Pinterest

Índice

Para quem gostou do "Como trabalhar o desenvolvimento pessoal?", também poderá gostar:

Deixar um comentário

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Rosa
Maria do Carmo Rosa
3 anos atrás

Adorei, aliás como estou a adorar o programa de mentoria mensal e o Hands On, para além do desafio dis 28 dias de positividade, newsletter, diretos…
Enfim sinto que estar a seguir a Cláudia e a participar nos seus cursos, tem sido excelente para o meu percurso continuo de desenvolvimento pessoal. Grata, grata, Muito Grata.
😘