Minimalismo

Como começar a fazer Journaling

Não é a primeira vez que partilho que sou fã de escrever à mão e do nosso caderno para pormos no papel “as nossas coisas”, e começar a fazer journaling. Porque tudo o que escrevemos no papel deixa de fazer parte de sonhos ou pensamentos, está escrito!

Esse também é um dos motivos porque sou fã do Bullet Journal, se queres iniciar o teu Bullet Journal para além de leres o meu artigo, podes ler o livro do Ryder Carroll.

O que é o Journaling

É semelhante a um diário, escrever sobre os acontecimentos da nossa vida, as nossas emoções, os nossos pensamentos, sonhos, projectos, etc. É sem dúvida um acto de auto-cuidado e auto-descoberta.

Como começar a fazer Journaling

Basta um caderno, uma caneta e 5 minutos diários. Existem várias forma de fazer Journaling, estes são alguns exemplos:

  • resposta a perguntas concretas (porque é que fiquei triste com…)
  • diário da gratidão (hoje estou grata por…)
  • definir intenção para o dia (hoje vou colocar amor em tudo o que faço…)
  • definir as tarefas para o dia que vai começar (3 tarefas mais importantes…)
  • objectivos próximos (começar a fazer yoga em Abril, planear refeições semanalmente,…)
  • relatar o dia que passou (hoje fiz isto e senti-me deste modo, foi um bom dia…)
  • escrita livre (simplesmente o que vem à cabeça)

Pessoalmente faço um pouco de cada, deixo fluir consoante a minha vontade, a minha intuição e a minha necessidade.

Descobre mais sobre o Journaling no Desafio 28 dias de Journaling que criei para ti.

Benefícios do Journaling

São vários, no meu ponto de vista estes são os principais:

  • Redução do Stress e da Ansiedade
  • Clareza de pensamentos e sentimentos
  • Encontrar soluções para problemas e conflitos
  • Aumenta a criatividade
  • Exercita a memória
  • Aumenta o vocabulário
  • Auto-conhecimento
  • Auto-estima
  • Organização mental

Espero que este artigo te motive a iniciares na arte do Journaling e a usufruir dos seus benefícios.

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