Minimalismo a cura para a ansiedade

Devido a algumas situações mais complicadas na minha vida pessoal e profissional, tenho nos últimos anos sofrido de ansiedade, no entanto desde que adoptei o estilo de vida minimalista os sintomas têm-se atenuado, será o minimalismo a cura para a ansiedade?

O que é o Minimalismo?

Viver com menos, ter menos preocupações, ter menos coisas que limpar, arrumar e organizar, ter a casa mais vazia e arrumada, ter mais dinheiro e tempo para fazer o que gosto, estes são sem dúvida alguns dos benefícios do minimalismo que me têm ajudado a diminuir os meus níveis de ansiedade!

O que é Ansiedade?

A Ansiedade é um sentimento de tensão, preocupação e medo, e embora seja um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde. A Ansiedade enquanto perturbação psicológica torna-se extremamente incapacitante e limitadora e afecta milhares de pessoas em todo o mundo, como se fosse uma consequência deste mundo frenético em que vivemos!

Sintomas da Ansiedade

Estes são os sintomas mais frequentes da ansiedade.

  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Pressão no peito
  • Dificuldade em respirar
  • Tensão muscular
  • Suores frios
  • Insónias
  • Tremores
  • Dores físicas

Actualmente o tratamento mais usado para curar a ansiedade ainda passa pela toma de ansióliticos. Mais informações acerca da ansiedade aqui.

Os meus principais sintomas eram as insónias, a tensão muscular e os batimentos cardíacos acelerados, que embora tentasse minimizar ao máximo com um estilo de vida saudável, acabaram por me condicionar imenso e só consegui efectivamente controlá-los com ajuda de medicação.

A cura para a ansiedade

Até que o Minimalismo começou a fazer parte do meu dia-a-dia e consequência desse estilo de vida mais leve e tranquilo, aos poucos consegui reduzir quase por completo a medicação, voltar a sentir-me bem e muito menos ansiosa. E o meu estilo de vida minimalista foi o grande responsável pela cura para a ansiedade que sofri durante alguns anos.

Poderá gostar de ler Como o Minimalismo entrou na minha vida

Com todos os benefícios que o Minimalismo me tem trazido também a nível do meu bem-estar físico e do controlo da Ansiedade, arrisco em dizer que o Minimalismo é a cura para a ansiedade.

Identificar o essencial, viver com menos tralha, ter mais tempo para descansar, para mim e para fazer o que gosto, ter menos distracções, menos decisões a tomar, menos dificuldades financeira e uma família mais calma tudo consequências do estilo de vida minimalista, foram essenciais para ganhar a batalha contra a ansiedade.

Recomendo a leitura do artigo Benefícios do Minimalismo

Se tudo o que tenho escrito sobre os Benefícios do estilo de vida minimalista não foram suficientes para lhe despertar o interesse por este estilo de vida, que seja este o motivo, que o vai fazer parar e pensar nas mudanças que precisa de fazer na sua vida.

O Minimalismo é a nova cura para a ansiedade!

Apresento-lhe o programa mensal T.R.E.S. online, um pacote mensal onde pode usufruir de uma série de produtos e serviços, tais como cursos online, workshops, dicas e partilhas diárias, meditações guiadas, templates, etc., tudo isto para o ajudar a simplificar a sua vida, a sua cabeça, o seu coração e tudo o que precisar de ser simplificado!

Para ter sempre presente a cura para a ansiedade guarde este artigo no Pinterest

Índice

Para quem gostou do "Minimalismo a cura para a ansiedade", também poderá gostar:

Deixar um comentário

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Micileide
Micileide
3 anos atrás

Tenho acompanhado seu blog para aprender mais sobre minimalismo. Já tenho alguns hábitos minimalista,mas é sempre bom aprender mais.

Jacinta
Jacinta
3 anos atrás

Olá Claudia ,gosto.muito das suas matérias. Como faço para entra no seu blog?

Maria
Maria
3 anos atrás

Achei bastante interessante o minimalismo, principalmente hoje com tudo que vivemos,vejo que não somente eu mas muitas pessoas estão sem tempo e ainda se sobrecarregam com coisas que não vão levar a nada.mas como vejo aqui com o minimalismo é por esses motivos mesmo que não temos tempo.valeu a sua ajuda, vou colocar em prática, muito obrigada