O que é a Agricultura Biológica

O que é a Agricultura Biológica

agricultura biológica

Muito se fala sobre a Agricultura e a Alimentação Biológica. Este é um assunto no qual eu ainda me considero uma principiante, mas confesso que sou uma curiosa e estudiosa sobre esta questão da agricultura biológica.


Cá em casa temos gradualmente adotado alimentos biológicos na nossa despensa. Não sou fundamentalista nem radical, mas tento que quando comemos em casa (especialmente os mais pequenos) a escolha sejam alimentos o mais saudável possível e, de preferência, com esta garantia: o selo de garantia de certificação 100% biológica. Aliás, por norma, só ingerimos alimentos doutras proveniências fora de casa.


Podes também gostar de ler: Descodificar os códigos alimentares

Mas afinal, em que se difere a agricultura biológica?

A agricultura biológica é uma agricultura que tem regras rígidas que têm de ser estritamente cumpridas para que a cultura tenha esta denominação, algo que não acontece com outro tipo de cultura.

  • Restrição do uso de pesticidas, antibióticos, aditivos alimentares e adubos químicos;
  • Proibição do uso de organismos geneticamente modificados;
  • Rotação de culturas para que os recursos sejam eficientemente utilizados;
  • Criação de animais em liberdade e ao ar livre e com alimentação considerada biológica;
  • Aproveitamento dos recursos locais e nacionais, portanto mais sustentável e ecológica

Só com estas regras em mente, podemos facilmente imaginar os benefícios para a saúde que a ingestão de alimentos produzidos com a isenção ou uso controlado de pesticidas, antibióticos e adubos químicos traz. Além disso, os alimentos provenientes da agricultura biológica são extremamente ricos e trazem-nos valor acrescentado, na medida em que realmente colmatam as nossas necessidades nutricionais. Se são mais caros? Sem dúvida. Mas mais uma vez digo: prefiro investir em alimentos mais saudáveis e gastar na praça ou na mercearia do que gastar na farmácia.

Qual a vossa opinião? Já experimentaram? Costumam inserir na vossa alimentação produtos provenientes da agricultura biológica?

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.