Organização

Como definir e atingir Objectivos

objectivos

Objectivos, desejos, intenções, metas, sonhos, alvos, seja qual for o nome que lhes chamemos, todos temos algo que queremos concretizar e alcançar nas nossas vidas! O importante é percebermos o que são, para que servem, como os definir e como conseguir atingir os objectivos a que nos propomos, para uma vida mais realizada e com maior propósito.

O que são Objectivos?

“objectivo”, in Dicionário Priberam: aquilo que se pretende alcançar,  conseguir ou atingir = ALVO, FIM, PROPÓSITO.

Objectivo é o propósito de realizar algo, é onde se quer chegar. É o objectivo que nos fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado.

Para que servem os Objectivos?

Os Objectivos ajudam a direcionar e motivar-nos de forma a empregar as nossas forças e energias, no sentido de ver concretizado ou concretizados os seus objectivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Poderá gostar de ler Como se mais produtivo e ter mais tempo livre

Como definir Objectivos?

Em primeiro lugar devemos parar e reflectir no que realmente pretendemos alcançar. Independentemente de serem pessoais ou profissionais, ter clareza sobre o que se quer atingir, para se sentir plenamente realizado, é verdadeiramente essencial, pois estes serão os nossos guias ao longo de todo este processo. 

Em segundo lugar, devemos de definir objectivos SMART!

O que são Objectivos SMART?

SMART é um acrónimo, formada pelas iniciais, de: Specific, Mensurable, Achievable, Realistc e Time-based. 

Ou seja, cada objectivo deve ser:

  • específico (claro)
  • mensurável (devemos conseguir medi-lo)
  • atingível (deve ser alcansável)
  • realista (possível de realizar)
  • ter um prazo definido para a sua concretização

Como atingir os Objectivos?

Para atingirmos o que definimos para a nossa vida temos de manter e alimentar constantemente o seguinte:

  • Organização e Planeamento (planear as acções e tarefas de forma a atingirmos o objectivo, como costumo dizer “cortar o elefante às fatias”)
  • Foco (é verdadeiramente importante que evitemos desviar “o olhar” de tudo aquilo que desejamos alcançar, manter o compromisso com o que definimos para a nossa vida)
  • Paciência (em todos os projetos que vamos colocar em prática na vida, é essencial que trabalhemos constantemente a nossa paciência, não só porque teremos de lidar o mais variado tipo de pessoas e situações, mas também porque nada cai do céu ou simplesmente acontece do dia para a noite)
  • Disciplina (é uma característica essencial para se atingir objectivos, ser disciplinado e perseverante)
  • Dedicação (aqui lembro-me sempre da frase do Principezinho “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante…” ou neste caso que te permitiu atingir os teus sonhos)
  • Auto-confiança (confiar em nós, saber o que somos capazes de atingir, confiar nas nossas capacidades)
  • Auto-motivação (outro aspecto essencial, não deixar que as derrotas nos façam perder as batalhas, perder e ganhar faz parte)
  • Monitorização (acompanhar e monitorizar sempre os nossos passos, voltar a trás, dar um passo ao lado, reformular, refazer e até desistir, o importante é ir atrás do que nos faz feliz e do que nos realiza)

Digo meio a brincar que Roma e Pavia não se fizeram num dia, tudo isto requer tempo, determinação, confiança, foco, apoio, persistência, resiliência e por aí fora. Mas também sei que sem objectivos definidos andamos meio perdidos e o mais provável é não chegarmos a lugar nenhum, nem nos sentirmos realizados, acredito que todos temos uma cota parte de responsabilidade para com o nosso destino, nem seja quando fazemos escolhas.

Programa T.R.E.S.

Não tem mal nenhum pedir ajuda e recorrer a pessoas com mais ferramentas para nos ajudarem na definição e concretização de objectivos. Muitas vezes vivemos uma vida de tal modo em piloto automático, que é super benéfico ter alguém que de fora, que consegue analisar os factos de outra forma e orientar-nos no nosso processo.

Essa pessoa nunca nos irá substituir ou dizer o que fazer, essa pessoa é somente um veículo, um facilitador de processos. Fiquem a conhecer o meu trabalho no Programa T.R.E.S. ou então agende uma Consulta de Minimalismo comigo.

Para definir e atingir os seus Objectivos guarde este artigo no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Especialista e Consultora em Minimalismo

(Visited 682 times, 1 visits today)

1 thought on “Como definir e atingir Objectivos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *