Gestão do Tempo

Como eliminar distrações e conseguir mais foco

Se queres gerir o teu tempo com eficácia, ser mais produtivo e focado, tens de identificar e eliminar distrações.

É tão fácil deixar que as distrações tomem conta do nosso dia e nos arruinem a gestão de tempo, que se quer simples e eficiente. Costumo dizer muitas vezes, que o ideal não é fazer mais coisas é sim ter menos coisas para fazer, e isso só se consegue com foco. Portanto se quisermos manter o foco, temos de evitar as distrações.

Identificar as distrações

Identificar as distrações é sem dúvida, o primeiro passo. E para começar temos de refletir no que mais facilmente nos distrai e nos desfocada das nossas tarefas.

O que te distrai mais?

  • Scrolling pelas redes sociais?
  • As mensagens do WhatsApp?
  • Conversas com colegas?
  • Os emails que chegam constantemente?
  • Navegar pela internet?

Em seguida, listo algumas das distrações mais comuns, com a premissa de que nem todos somos distraídos por todas. Ainda assim, se perceberes que alguma destas distrações está presente no teu dia-a-dia, aconselho-te a eliminá-la! E já vamos ver como.

Distrações mais comuns e como as eliminar

1. Notificações

Um verdadeiro flagelo! São as notificações do email, dos grupos de WhatsApp, das redes sociais, das notícias e a lista continua. É impossível estarmos focados numa determinada tarefa com o smartphone ou o computador constantemente a tilintar.

Não temos de estar sempre ligados, nem temos de responder imediatamente a solicitações externas.

Lidar com as notificações: Desliga as notificações e pop-ups hoje mesmo, as do telemóvel e as do computador. Inclui as notificações das redes sociais, emails, chats, etc.

2. Redes sociais

Raras são as pessoas que hoje em dia não têm conta, pelo menos numa, rede social seja ela no Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Google Plus, Tiktok, etc.

O mais recente estudo da Marktest sobre a relação entre portugueses e redes sociais estima que passamos, em média, 93 minutos do nosso dia nas redes sociais.

Queres mesmo que as distrações digitais te roubem horas preciosas da tua vida? Pensa nisso. 

Lidar com as redes sociais: Define limites diários para o tempo que passas nas redes sociais e cumpre-os. Hoje em dia todos os smartphones permitem fazê-lo.

3. Emails

Estamos cada vez mais dependentes do email e tendemos a verificá-lo constantemente. Queremos ler novas mensagens, esperamos respostas imediatas quando enviamos e-mails profissionais, ou seja, o email pode ser uma distração enorme!

Lidar com os emails: Define horários para ver os emails: 3 vezes por dia, de 2 em 2 horas. A ideia é não estares constante a verificar a caixa de correio e a distrair-te das tarefas mais importantes e prioritárias. É mais eficaz passares 30 minutos a responder a emails do que interromper constantemente o ciclo de concentração para responder aos mesmos.

4. Desordem

Imagina que estás no seu auge da produtividade e não encontras aquele ficheiro ou não encontras aquele documento! Calma, acontece a todos, mas pensa no tempo que podes perder à procura de algo simplesmente por não estar organizado. Uma tarefa que poderia demorar 30 minutos pode rapidamente escalar para uma hora. 

Lidar com a desordem: destralhar e organizar! 

5. Preocupações 

O vilão da produtividade é um cérebro atulhado de informação e preocupações! 

Lidar com as preocupações: Anota tudo, analisa tarefas, organiza, planeia, reflete… Não é perda de tempo, é investimento!

Esvazie a tua mente de preocupações, experimenta o journaling, a meditação, o mindfulness… No Curso online práticas de auto-cuidado tenho aulas dedicadas a estas temática que podem ser muito interessantes, caso queiras explorar esta temática.

Outras dicas para aumentar o foco

  • A Técnica Pomodoro é excelente para aumentar o nosso foco e neste artigo explico-te tudo sobre a mesma.
  • Aproveitar as horas de maior produtividade
  • Eliminar ruídos como o barulho da TV, etc.

Habit Tracker

Para que possas controlar a introdução de novos hábitos no teu quotidiano, criei este Habit Tracker que podes receber de forma completamente gratuita. Basta que faças o teu download aqui:

.

Se gostaste do artigo, guarda-o no Pinterest

(Visited 1.339 times, 1 visits today)

2 thoughts on “Como eliminar distrações e conseguir mais foco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *