Minimalismo

Como ser mais organizado

A organização é algo que a grande maioria de nós ambiciona, no entanto é algo relativamente abrangente, já que se pode aplicar em várias vertentes da vida, neste artigo vou partilhar dicas de Como ser mais organizado.

O que significa ser organizado?

Ser organizado significa ter controlo sobre várias áreas da nossa vida, nomeadamente:

  • saber onde está tudo;
  • ter a casa em ordem;
  • encontrar o que procuramos;
  • não esquecer uma data ou prazo;
  • não esquecer um compromisso;

A realidade é que a organização dá-nos uma sensação de maior controlo sobre a nossa vida, além de nos trazer uma rotina mais tranquila, permitir a gestão do nosso tempo mais eficiente e consequentemente uma vida com mais qualidade.

Podemos dizer que a organização nos oferece mais tempo, mais tranquilidade e mais saúde.

7 Dicas para ser mais organizado

Usar uma agenda

Uma regra básica da organização, usar uma agenda e atualizá-la com todos os compromissos e tarefas. Não te esqueças: se não está na agenda/calendário então não vai acontecer! É totalmente válida a utilização de uma agenda em papel ou de um calendário virtual.

Planeamento

Outra forma de trazer organização para o nosso dia-a-dia, é planear as nossas semanas e consequentemente os nossos dias. Sugiro que dediques algum tempo, por exemplo ao domingo, para planeares a tua semana e atualizares a agenda, a tua lista de tarefas, a lista de compras, definires a ementa semanal e tudo o que necessitar de ser planeado. A preparação é meio caminho andado para uma rotina mais tranquila!

Criar um lugar para tudo

Cria um lugar para tudo! Se todas as coisas tiverem os seus lugares definidos, é muito mais fácil de as encontrar e arrumar nos locais certos. Sugiro a leitura do artigo 10 Dicas para manter a casa arrumada.

Estabelecer Prioridades

A palavra chave para a organização pessoal e gestão do tempo: PRIORIDADES! Só com as nossas prioridades definidas, bem clarificadas e presentes no nosso dia-a-dia é que poderemos viver uma vida mais intencional e libertar-nos de viver em modo piloto automático.

Controlo do orçamento

A organização também passa por ter a vida financeira estável. São várias as dicas nesta área, no entanto sugiro que comeces por efetuar um controlo do orçamento mensal, para que a qualquer momento saibas exatamente como está a tua saúde financeira.

Pontualidade

Chegar atrasado a um compromisso pode atrapalhar todos os outros eventos do teu dia e comprometer todo o teu planeamento. A pontualidade é essencial para a organização!

Por isso tem em conta os imprevistos, o trânsito e garanto-te que a rotina diária vai ficar mais organizada.

Rotinas

A Rotina não é monotonia! Embora a sua definição seja uma prática constante ou o hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, esta prática não existe para trazer monotonia à nossa vida, mas sim, uma vida mais organizada, tranquila e com mais qualidade.

A adoção das rotinas certas é sem dúvida meio caminho andado para uma maior organização. Não te esqueças de incluir na agenda, as tuas rotinas, deixo-te alguns exemplos de rotinas poderosas no que diz respeito à organização e simplificação:

São 7 dicas muito práticas para sermos mais organizados no nosso dia-a-dia e assim podermos desfrutar de uma vida mais simples e tranquila!

Ferramentas de Organização

Partilho em seguida algumas ferramentas úteis para ajudar na nossa organização:

Escolhe as que melhor se adaptam a ti e funcionam no teu dia-a-dia, mas usa, não guardes tudo na cabeça! A utilização de ferramentas tem como objetivo facilitar o nosso dia-a-dia e libertar-nos, principalmente a mente, confia em mim!

Para ter sempre à mão as dicas de Como ser mais organizado, guarda este artigo no Pinterest

(Visited 1.343 times, 34 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *