Minimalismo Organização

Meal Prep ou como simplificar as refeições da semana

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Minimalismo é simplificar, minimalismo é facilitar a nossa vida, minimalismo é organizar, minimalismo é preparar e hoje trago um artigo sobre Meal Prep.

O que é o Meal Prep

O Meal Prep (do inglês “meal preparation”, em português “preparação de refeição”), consiste em destinar algumas horas do seu dia à preparação de refeições para a semana que se aproxima, simples não é?

Podia parecer que vinha aí algo muito complexo, mas não! Estamos mais uma vez a falar de organização e planeamento de uma forma bem simples e minimalista, sem complicações!

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Para iniciar o Meal Prep deve

  1. Planear as refeições semanais de acordo com o que tem disponível em casa: frigorífico, congelador e despensa. Ou seja fazer a ementa semanal tendo em conta os alimentos que tem em casa.
  2. Se preferir pode inverter a ordem, ou seja, planear as refeições semanais e posteriormente fazer as compras do que necessita.
  3. Escolher um dia e uma hora em que vai definitivamente dedicar-se a esta tarefa, eu sugiro o domingo de manhã, mas obviamente que pode escolher outro.

E quais são os benefícios de fazer a preparação?

Benefícios da preparação semanal das refeições

– optimização do seu tempo na cozinha

– menos tempo dispendido na cozinha durante a semana

– menos desperdício alimentar

– menos investimento financeiro

– escolhas mais saudáveis  

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Sugestões de preparação semanal das refeições

Partilho algumas sugestões do que preparar com antecedência:

– Cozinhe 2 ou 3 proteínas e 1 ou 2 acompanhamentos

– Utilize o forno e vários recipientes para cozinhar ingredientes ao mesmo tempo

– Lave a alface e o tomate para as saladas da semana

– Congele os legumes já arranjados para as sopas da semana

– Lave a fruta e corte em cubos, sempre que possível, para ter sempre snacks prontos a comer

– Cozinhe 2 ou 3 Proteínas: assadas no forno, strognoff, bolonhesa, estufadas, etc

– Faça 1 ou 2 acompanhamentos: arroz branco, quinoa, cuscuz, legumes assados, massa, etc.

– Pratos de forno que pode fazer: empadão de carne, tofu, atum, legumes; bacalhau de 1001 formas, salgados, etc

– Coza algumas doses de legumes: ervilhas, feijão-verde, brócolos, etc

– Coza algumas doses de leguminosas: grão, feijão, lentilhas, etc

– Prepare os molhos (tomate, carbonara, pesto etc)

– Faça um bolo, bolachas ou panquecas para os snacks da semana

– Prepare doses individuais de frutos secos, iogurtes, cereais, granola, etc para facilitar os pequenos-almoços da semana

– Prepare o líquido das panquecas para ir usando nos pequenos-almoços da semana

– Coza ovos

– Fatie o pão

– Use o frigorífico para reservar ou então congele refeições para o futuro

Espero que estas dicas lhe sejam úteis e que adira ao Meal Prep, garanto que poupa imenso tempo durante a semana, podendo dedicar-se a outras actividades, e além disso alivia a cabeça, pois é mais uma coisa que está planeada e preparada, ganhando com isso imensa paz de espírito!

Aconselho a seguir o instagram da Joana Roque que é perita em Meal Prep.

Para saber como fazer o Meal Prep da semana guarde este artigo no Pinterest


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Cláudia Ganhão | Coach & Especialista em Minimalismo

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