Minimalismo

Como ter uma cozinha minimalista

Numa casa a cozinha é uma das divisões que tem um impacto gigante para quem lá vive, principalmente se estiver desarrumada e atulhada em coisas, e é uma das áreas onde o minimalismo é uma ferramenta crucial. Mas como podemos ter uma cozinha minimalista?

Como uma casa arrumada impacta a nossa vida?

Já sabem que sou fã de destralhar e é impossível organizar ou arrumar sem fazer um destralhe eficaz. Neste artigo para além de focar as áreas/itens da cozinha que devemos destralhar para obter uma cozinha minimalista, vou falar-vos sobre alguns pontos essenciais a ter em conta numa cozinha minimalista.

O que destralhar para obter uma cozinha minimalista

Estas são as áreas que devemos de destralhar em primeiro lugar para ter um maior impacto na nossa futura cozinha minimalista:

Caixas plásticas/Tupperware

Tire todas as caixas plásticas para fora do armário ou gaveta onde costumam estar e descarte todas as tampas sem caixa e vice versa. Assim como as caixas danificadas. Necessitamos no máximo de 10 caixas para armazenar comida. Prefira sempre os recipientes de vidro.

Decorações

Necessita mesmo de ter peças decorativas na cozinha? Só por uma superfície estar vazia não significa que necessite de um bibelot! Pense nisso e destralhe!

Pratos, Copos, Canecas, Taças

Se estão lascadas, se nunca são utilizadas, se são mais do que realmente necessita destralhe-as! A sério, quem precisa de 15 canecas para chá ou café no dia-a-dia? A sensação de abrir um armário e encontrar só as peças de que necessita e as que mais gosta é fantástica! Tire tudo para fora dos armários e faça a sua selecção.

Papéis

A sua cozinha tem pilhas de papel acumulado? Facturas, recibos, receitas, recortes, recados, etc! Recicle a papelada e torne a sua cozinha minimalista numa cozinha sem papel.

Utensílios de Cozinha

Esta é uma daquelas categorias que podem facilmente tornar-se esmagadoras. Retire todos os utensílios de cozinha das gavetas, observe-os um a um e analise a sua utilidade, frequência de utilização e se realmente necessita dele. Tenho a certeza que vai encontrar um sem fim de utensílios que nunca utiliza e que nem sabia que tinha.

Equipamentos e Aparelhos de Cozinha

Necessita de um robot de cozinha, de uma panela de pressão, de uma panela de cozer arroz, de uma panela de barro, de uma tostadeira, de uma torradeira, de um grelhador, de um fondue de queijo, de um fondue de chocolate, de…. ufa já estou cansada!

A sério, necessita de todos esses itens na sua cozinha?

Já sabem o que tem de fazer aos que não utiliza não sabe? Destralhar!!!

Produtos de Limpeza

E também aqui menos é mais! Para quê tantos produtos diferentes? Para vidros, alumínios, inox, louças, granitos, chão, bancadas, móveis, desinfectante, desengordurante… Reduza o número de produtos de limpeza e caminhe para uma cozinha minimalista!

Mas atenção, não precisa de deitar fora, use até ao final e deixe de consumir tantos produtos de limpeza.

Dicas para uma cozinha minimalista

Para além de destralhar que é essencial para obter uma cozinha minimalista. Existem pequenas acções que ajudam nesse processo, nomeadamente:

Luz Natural

Use e abuse da luz natural da sua cozinha

Mobiliário

Se ainda for a tempo de escolher o tipo de mobiliário da sua cozinha, prefira materiais naturais e de tons claros.

Arrumação

Crie um lugar para tudo e guarde todos os utensílios e ingredientes nesses locais pré definidos.

Bancadas, Mesa de Refeições e Chão

São 3 áreas que devem de estar desimpedidas e vazias, nada de acumular na bancada, mesa e chão da sua cozinha minimalista, pois vai dar a sensação de mais espaço disponível.

Queres Simplificar o tua cozinha e não sabes como poderás aderir ao Programa #oteuminimalismo e juntas podemos destralhar a tua cozinha, torná-la mais funcional e sustentável.

Por fim partilhar contigo imagens verdadeiramente inspiradoras de cozinhas minimalistas, inspire-se e vamos colocar mãos à obra!

Para teres sempre à mão as dicas para uma cozinha minimalista guarda este artigo no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Autora e Produtora de Conteúdos | Minimalismo

(Visited 3.532 times, 15 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *