Minimalismo

Viver de forma intencional

O que é viver de forma intencional?

Viver de forma intencional, significa viver com intenção, colocando sempre a nossa intenção em tudo o que fazemos, em vez de vivermos somente em piloto automático, desresponsabilizarmo-nos das escolhas diárias, fazendo o que se espera de nós ou o que a maioria faz, sem pensarmos nas razões que nos levam a agir.

É um convite para pensarmos nas nossas prioridades e motivações, a planear e a agir de acordo com as mesmas.

Vida intencional

Uma vida intencional é a prática diária de estar consciente das nossas escolhas, fazer as coisas por um motivo, pensar antes de agir e ter uma intenção quando avançamos para uma acção. 

Vida intencional e Minimalismo

É indiscutível que a vida intencional e o minimalismo andam de mãos dadas. Uma vez que ambas as filosofias de vida têm como objetivo o foco no essencial, ajudando-nos a eliminar e a dizer não às coisas que não se enquadram no nosso essencial.

Como viver de forma intencional

Uma vida intencional é uma prática diária e um hábito que se adquire, tal como: ler, fazer exercício, estudar, dormir. Começamos por:

1. Definir as intenções

É difícil colocar em prática uma intenção ou propósito se não soubermos qual é. Por isso comecemos por definir as nossa intenções, para ser mais fácil e coerente, estas devem de assentar no nosso essencial.

2. Colocar em prática

Colocar em prática e como? Com muito foco no que é essencial (eliminando o resto) e baseando as nossas escolhas e acções nessas intenções. Não esquecer de muita paciência e compaixão connosco próprios cada vez que as coisas não correm tal e qual como idealizámos, o caminho não é plano, há sempre obstáculos e aprendizagens (e ainda bem!).

3. Reflexão diária

Criar o hábito de diariamente reflectir nas nossas acções e escolhas e analisar se as mesmas estão alinhadas com as nossas intenções, ou seja, se estamos a viver uma vida intencional.

Claro que as nossas intenções não são imutáveis, podem e devem ser alteradas e adequadas com o nosso essencial, com o nosso propósito.

Ajudar-vos a viver de forma intencional é um dos objectivos do Programa de subscrição mensal T.R.E.S. online.

Aconselho este episódio do Podcast da Filipa Maia, onde a Filipa nos fala dos 12 Pilares de uma vida intencional.

Para viver de forma intencional guarda este artigo no Pinterest

(Visited 1.779 times, 1 visits today)

4 thoughts on “Viver de forma intencional”

  1. Já tinha ouvido este episódio e é fantástico, coloca tanto em perspectiva e percebemos que é muito difícil lidar com a vida e com o propósito diariamente. É uma luta constante pelo nosso desenvolvimento! 🌻

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *