Organização Produtividade

Como lidar com imprevistos

Saber lidar com imprevistos, sejam eles de que natureza forem, é uma ferramenta poderosa para termos uma vida mais simples, mais calma e tranquila. 


A primeira coisa a reter é que imprevistos acontecem sempre, é a única certeza que temos, não sabemos quando acontecem, mas sabemos que acontecem, e assim sendo, podemos e devemos salvaguardar-nos de algum modo. 

O que são imprevistos?

De acordo com o dicionário, é algo que não estava previsto, algo inesperado, que surpreende e surge de repente. É um facto que não se espera ou que não se pode prever.


E a vida está cheia deles, certo?


Vamos então ver como lidar com imprevistos.

5 Dicas para lidar com imprevistos:

1. Criar espaço para os imprevistos

Principalmente no que diz respeito à gestão do tempo, os imprevistos podem comprometer todo um planeamento. Por isso sou apologista de que devemos planear somente 70% do nosso tempo, criando assim espaço para os imprevistos, ou seja, por forma a que o nosso planeamento não fique totalmente comprometido e não ponha em causa o que temos mesmo de fazer! 

2. Não reagir de forma impulsiva 

O que nem sempre é fácil, os imprevistos tendem a tirar-nos a calma e a tranquilidade. Por isso o meu conselho é que não reajas de forma impulsiva, pára, respira, pensa racionalmente e reage em conformidade. 

3. Manter uma atitude positiva

E mantém sempre a atitude positiva, os imprevistos podem e devem ser encarados também como oportunidades. Podem vir trocar-nos as voltas, podem acontecer sem estarmos à espera e no momento mais inconveniente de todos, mas aprendemos sempre algo com a situação, como dizia Nelson Mandela:


“Ganho ou aprendo. Nunca perco”! 


4. Não ficar paralisado

Ficar paralisado pode ser a reação de grande parte de nós perante um imprevisto. Mas não deixes que um imprevisto, por maior que seja, te deixe paralisado e sem capacidade de reação. Como referi na 2ª dica, pára, respira, pensa, ajusta e age em conformidade. 

5. Pedir ajuda

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um sinal de maturidade, força e coragem! 


Se precisas de ajuda a lidar com imprevistos, pede ajuda, delega tarefas, pede opinião, procura ajuda, faz mentoria, o que precisares, mas pede. 


Espero que estas dicas te ajudem a lidar com imprevistos! 


Conta-me tudo, quais as tuas maiores dificuldades a lidar com imprevistos? 

Se gostaste deste artigo guarda-o no Pinterest 

(Visited 634 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *