Como passar menos tempo nas redes sociais?

Como passar menos tempo nas redes sociais?

como passar menos tempo nas redes sociais

Vivemos na era da tecnologia e as redes sociais são uma parte fundamental da mesma e que nos trouxeram benefícios em várias áreas, isso é indiscutível. No entanto, o uso descontrolado e sem quaisquer regras das mesmas traz consequências para o nosso dia-a-dia e para o nosso bem-estar. Neste artigo vou dar-te algumas estratégias para passar menos tempo nas redes sociais.

No artigo Minimalismo na utilização da tecnologia, partilho alguns sinais de alarme a ter em conta na utilização da tecnologia, e já sabes se te identificas com algum desses sinais está na altura de agir: resultados diferentes só se atingem com ações diferentes.



Consequências de passar muito tempo nas redes sociais

Estas são algumas das consequências de passar muito tempo nas redes sociais.

  • procrastinação – adiar constantemente o que tens mesmo de fazer pois ficamos inebriados e “agarrados” ao telemóvel
  • má gestão do tempo – planear o teu tempo e não cumprir com o mesmo
  • irritabilidade – como consequência de procrastinar e de não conseguir atingir objetivos
  • ansiedade & depressão – o flagelo das “vidas perfeitas” e a posterior comparação pode causar ansiedade e depressão
  • distanciamento da vida real e das relações – porque vivemos isolados da vida real
  • falta de foco no aqui e no agora –  e o modo de vida em piloto automático devido ao distanciamento da vida real e a termos reações sem pensar.

Se a procrastinação é algo que andas a tentar vencer, convido-te a fazeres o curso online WAKE UP™️: vence a procrastinação e adquire ferramentas e dicas para deixares de procrastinar de uma vez por todas!



Como passar menos tempo nas redes sociais?

Vamos ver na prática como podemos passar menos tempo nas redes sociais e usá-las de forma consciente! 

  1. Estar presente somente nas redes sociais relevantes 

Não precisas ter conta em todas as redes sociais que existem. Tens de escolher quais as redes sociais que gostas mais, onde aprendes, onde te inspiras, onde acompanhas os teus familiares e amigos. Não te esqueças que menos é mais! 

  1. Definir o teu objetivo para cada rede social

Para que queres estar em cada uma das redes socias onde tens conta? Deixo-te algumas ideias para te ajudar nessa reflexão:

  • para fazer networking
  • para fazer pesquisas
  • para aprender 
  • para me inspirar
  • para estar em contacto com familiares e amigos

Reflete e toma as tuas decisões. 

  1. Seguir apenas pessoas e marcas relevantes

Não sigas pessoas ou marcas que não te trazem valor acrescentado, que não contribuem para os teus objetivos, que te fazem sentir menos bem, etc. O teu telemóvel é como a tua casa, só entra quem tu convidas! 

  1. Separar a vida online da offline

As redes sociais são virtuais, nem tudo corresponde à verdade. Portanto, não acredites em tudo o que vês nas redes sociais e não fazes da tua vida online a tua vida! Separa a tua vida online da tua vida pessoal!

  1. Desativar notificações 

Esta é uma das ações chave que tens de colocar já em prática, as notificações são um autêntico flagelo e destroem o teu foco, a tua concentração, a tua real conexão com o momento presente e em última instância, o teu bem-estar.

  1. Entender que redes sociais não são “real time”

As redes sociais não necessitam de respostas em tempo real. Podes esperar para responder ao comentário do teu amigo naquela foto do teu prato especial. Assuntos urgentes e relevantes muito dificilmente te chegaram via redes sociais.

  1. Definir horários para ir às redes sociais 

Ter horários específicos para ir às redes sociais, para que não andes constantemente a perder tempo. Reserva por exemplo: 30 minutos após o almoço e 30 minutos ao serão. 

  1. Definir tempo limite diário para cada rede social 

Quanto do teu tempo irrecuperável, sim o tempo é o único ativo que não tem retorno, queres passar nas redes sociais? 3 horas por dia, 2horas, 1 hora, 30 minutos? Pensa nosso e limita o tempo de utilização de cada rede social no teu telemóvel.



Minimalismo na utilização do telemóvel

Para te ajudar em todo este processo e te ajudar a passar menso tempo nas redes sociais,  desenvolvi o mini-ebook Minimalismo na utilização do telemóvel, podes fazer download gratuito do teu aqui:

.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.