Minimalismo

Minimalismo na utilização da tecnologia

Como já referi anteriormente o Minimalismo é uma filosofia de vida que pode ser aplicada às várias áreas da nossa vida, neste artigo falo em como aplicar o minimalismo na utilização da tecnologia.

Ou seja, como esta filosofia de vida nos pode ajudar a simplificar a utilização do telemóvel e das redes sociais, um dos grandes consumidores de tempo da actualidade.

Estes são alguns sinais de Alarme a ter em conta

  • mais de 1h e meia de utilização diária do telemóvel
  • não conseguir estar sem o telemóvel (dependência) 
  • não conseguir ver TV sem verificar o telemóvel
  • verificar o telemóvel é a primeira coisa que faz ao acordar
  • privação do sono

Como aplicar o Minimalismo na utilização da tecnologia

1. Fazer um Detox Digital

A utilização excessiva do telemóvel e das redes sociais para além de nos consumir tempo, desfoca-nos, distrai-nos, rouba a atenção do que é realmente importante, causam danos na nossa saúde e prejudicam as nossas relações interpessoais, e todos nós utilizadores do mesmo sabemos isso. É essencial termos períodos diários de descanso e de não utilização do telemóvel, fazer um detox digital.

2. Desligar as Notificações

Manter as notificações ligadas distraímos frequentemente das tarefas que estamos a fazer. Uma das simples acções que podemos fazer para sermos mais produtivos e verdadeiramente presentes nas tarefas que estamos a fazer é desligar as notificações das redes sociais, email, etc.  

3. Deixar de seguir algumas contas que já não nos inspiram

Muitas vezes seguimos nas redes sociais pessoas, marcas, entre outras contas que no momento presente já não fazem sentido ou já não nos inspiram. Essas contas que aparecem no nosso feed e que já não gostamos assim tanto, estão a competir pela nossa atenção e a desviarmo-nos das contas que queremos realmente ver e deixar que nos inspirem!

4. Sair de grupos de Whatsapp que não nos trazem valor acrescentado

Quem não está em grupos de Whatsapp que já nem sabe para que servem ou com que intuito foram criados. Passam o dia a buzinar no nosso telemóvel. Passam o dia a chegar-nos mensagens e estímulos que não queremos e que não nos trazem valor acrescentado. Logo educadamente informem o administrador que vão sair e saiam!

5. Não usar o telemóvel antes de ir dormir

Muitos de nós antes de apagarem a luz dão aquela olhada rápida ao telemóvel, às redes sociais, ao email, ao whatsapp e vão dormir. Só que em vez de um sono retemperador, de um sono profundo dormem super estimulados, acordando cansados e sem energia. E o que fazem mal toca o despertador?  

6. Deixar de verificar o telemóvel mal acordarmos

Pois é, mal acordam dão uma olhada ao telemóvel e inundam o cérebro, que não está totalmente recuperado, nem processou o excesso de informação do dia anterior, de mais informação, imagens, fotos, textos, afazeres, etc. Que descubramos todos o prazer de acordar devagar, de deixar os nossos pensamentos fluir e de sermos verdadeiramente os donos do nosso tempo.

7. Aplicar o Mindfulness no dia-a-dia

Não só por uma questão de saúde e segurança, mas também de sanidade mental, temos TODOS de parar urgentemente de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Já repararam que caminhamos de telemóvel na mão?

Que conduzimos de telemóvel na mão?

Que vemos espetáculos de telemóvel na mão, só para captar a melhor foto ou vídeo?

Que falamos com os nossos filhos com o telemóvel na mão?

São pequenas mudanças mas que poderão ter um grande impacto na nossa vida.

A minha experiência

Não estou aqui a “pregar aos peixes” estou aqui a assumir também a mea culpa e comprometendo-me a aplicar estas dicas e outras no meu dia-a-dia para poder melhorar a minha vida!

Umas das coisas que fiz, para além de ter desligado as notificações, foi ter colocado no meu telemóvel uma app que me bloqueia as redes sociais quando as utilizo diariamente mais do que determinado tempo.  

E por aí medidas de minimalismo na utilização da tecnologia têm aplicado, para que a vossa vida não seja escrava do mundo digital?

Para saber como utilizar o Minimalismo na utilização da tecnologia, guarde este artigo no Pinterest

(Visited 2.211 times, 5 visits today)

2 thoughts on “Minimalismo na utilização da tecnologia”

    1. Olá Joana,
      obrigada! 🙂
      Eu tenho um telemóvel android e ele próprio tem uma aplicação de equilíbrio digital, e eu defini io tempo máximo que estou em cada app, ex: instagram, facebook, pinterest, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *