Como ter pensamentos positivos

Como ter pensamentos positivos

como ter pensamentos positivos (1)

Este artigo tem como objetivo ajudar-te a pensar de forma positiva e a eliminar pensamentos negativos, com a ajuda deste mini-guia de como ter pensamentos positivos.

A qualidade dos nossos pensamentos determina a qualidade da nossa vida

Esta frase resume o poder da nossa mente e a necessidade premente que todos temos em cultivar os pensamentos positivos! Quanto mais positivos forem os nossos pensamentos mais positiva será a nossa vida… E quem não ambiciona por uma vida mais positiva e com mais qualidade?

Eu quero e estou disposta a cultivar a qualidade dos meus pensamentos diariamente.

É uma tarefa fácil?

Tenho boas e más notícias! Não, não é fácil! Mas não é de todo impossível! Dá muito trabalho, exige uma consciência e um foco de atenção no momento presente. Exigindo que abandonemos a cada instante o modo de piloto automático.

Exige tempo, paciência e muita dedicação, numa prática diária de auto-cuidado.

Partilho em seguida um mini-guia para nos ajudar neste caminho diário de pensar de forma mais positiva:

Como ter pensamentos positivos

1. Observar os teus pensamentos

O primeiro passo é ter consciência dos teus pensamentos, parar e ouvir a tua mente.

  • Que pensamentos são mais frequentes?
  • Qual o teu primeiro pensamento quando acordas?
  • Que pensamentos mais te incomodam?
  • Passas o dia a ruminar pensamentos negativos?

Um único pensamento é como uma gota de água, ela sozinha não provoca a inundação

2. Libertar-te dos pensamentos negativos

Depois de observares os teus pensamentos e se estes forem recorrentemente negativos, deita-os fora. Recusa-se a mantê-los na tua mente e consequentemente na tua vida!

Os macaquinhos que vivem no teu sótão, são só teus, és tu que os tens de por na ordem

3. Cultivar os pensamentos positivos

Deixa-os povoar a tua mente, mantém-nos e deixa-os ficar. Exemplos de pensamentos positivos: “a minha vida é boa” e ” eu consigo fazer tudo o que quiser”.

4. Adoptar afirmações positivas

A melhor forma de eliminar os pensamentos negativos é transformá-los em positivos através do uso das afirmações positivas.

Em vez de:

“Nunca consigo fazer nada, nunca vou conseguir…”

Utilizar:

“Eu consigo fazer…”

5. Afirmar sempre no presente

As afirmações positivas devem ser sempre ditas no presente, se utilizarmos o futuro, a ideia permanecerá longe. Afirmando no presente é uma forma de visualização do que queremos que aconteça.

Em vez de:

“Eu quero fazer…”

Utilizar:

“Eu estou a fazer e está a correr bem.”

Espero que este artigo te ajude a ter pensamentos e uma vida mais positiva e com mais qualidade.

Se gostaste do artigo, guarda-o no Pinterest

9 Comments

  1. Edmundo Fonseca Machado Junior

    Muitos dos meus pensamentos envolvem questões que envolvem minha família. Comportamentos que me afetam de forma negativa. Sinto que sempre fui tido como um problema, um filho que veio mais que não era o desejo. Quando cresci e fiquei adolescente nunca tive a confiança que entendia merecer. Agressões, xingamentos, palavras pesadas que me afetaram e me afetam ontem e hoje. Ouvi coisas de minha família que eu já mais diria. Isso me fez querer me isolar deles ficar longe, porém tenho a consciencia pesada, tenho dificuldades de me desgarrar por que acreditava num sentido de família.

    1. claudia

      Edmundo, desejo-lhe muita luz na resolução dos seus problemas.
      Peça ajuda se não for capaz de suportar sozinho 💛
      Um abraço

    2. Fernanda Rocha

      Ola Edmundo. Pelo o teu relato voce sofre de rejeição. Eu também ja me senti rejeitada. O importante é trabalhar a sua mente e oferecer o seu perdao. Voce merece ser feliz. Abs

  2. Magda Braga

    Obrigada, ajuda muito !

    1. claudia

      Que bom que te foi útil Magda! Um beijinho 💛

  3. Rose

    Eu também me sinto assim em relação a minha família esses últimos dias foram bem difíceis para mim me isolei de todos e fiquei a esperar que alguém viesse a dar falta de mim e ninguém veio o que foi bom porque isso é algo meu que eu tenho que superar e seguir em frente e entender que não é minha culpa e que as pessoas são como são. Eu chorei o que eu tinha que chorar e eu estou me sentindo melhor agora porque eu descobri que eu preciso parar de sentir pena de mim e de me sentir injustiçada. Pessoas que não dão a mínima para você ou para o que você sente não merecem o seu luto isso empaca nossa vida, nós faz perde de um certo modo a nossa identidade, nós ficamos esperando ser aceitos, ser amados e quando isso não acontece acaba que ficamos frustrados e feridos e isso também acaba refletindo em outros relacionamentos porque de tanto ser ferido acabamos ferindo outras pessoas também eu perdi muitas relações de smizade e eu decidi por mim pela minha saúde e felicidade abrir mão desse sentimento de rejeição e viver minha vida em paz.

    1. claudia

      Olá Rose, obrigada pela partilha!
      Que continue o seu caminho com fé, sabedoria e foco no que é realmente importante!

  4. Jhoni

    Ola Boa 🌙! No meu caso sou muito inseguro e sofro com inferioridade por ter sido muito menosprezado quando menino. Hoje sou casado tenho um filho, amo ele falo fluente ingles morei fora do Brasil por 8anos mas mesmo assim ainda me sinto como muita insegurança o que voce me sugere….

    1. claudia

      Obrigada pela partilha, sugiro que procure ajuda especializada aí no Brasil! 🤍 boa sorte 😘

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.