Minimalismo

7 dicas para começar bem o dia

A forma como iniciamos o nosso dia influencia em tudo o nosso desempenho e bem-estar ao longo do mesmo, neste artigo trago 7 dicas para começar bem o dia.

Começar o dia de forma tranquila, serena, saudável e enérgica é meio caminho andado para termos um dia igualmente tranquilo, sereno, saudável e enérgico!

Criar uma rotina matinal que seja adequada ao nosso estilo de vida, enquadramento pessoal, familiar e social é um passo importante e fundamental nas nossas vidas, de forma a elevarmos ainda mais os nossos dias.

Não nos podemos esquecer que melhorias pequenas e aparentemente insignificantes, quando feitas de forma constante ao longo do tempo, geram grandes resultados.

Como estabelecer uma rotina matinal

  • Definir a hora a que queremos acordar todos os dias
  • Estabelecer quanto tempo dura a nossa rotina matinal
  • Não ligar o telemóvel até que a rotina matinal termine
  • Escolher os rituais/atividades para incluir na rotina matinal
  • Colocar na agenda este compromisso
  • Cumprir o compromisso diariamente

O que incluir na rotina matinal

Mais um vez depende do nosso enquadramento pessoal e estilo de vida. Podendo ser rituais/atividades mais ligadas ao nosso desenvolvimento pessoal, ao nosso auto-cuidado, à produtividade, ao planeamento, ao mindfulness, etc. Neste artigo que escrevi para a Saber Viver encontras 10 rituais para começar o dia com energia positiva.

Em seguida vou partilhar 7 dicas para começar bem o dia, que são as que pratico diariamente e que me ajudam a ter dias mais focados, tranquilos e equilibrados. Acredito que com algumas práticas e ferramentas conseguimos fazer uma boa gestão do nosso tempo e ter tempo para todas as nossas prioridades.

7 dicas para começar bem o dia

Acordar

Acordar sempre à mesma hora, depois de uma boa noite sono, ajuda a criar uma rotina. Pessoalmente gosto de me levantar sempre à mesma hora e quando preciso de dormir mais, deito-me mais cedo.

Hidratar

Começar o dia com hidratação é fundamental. Após acordar e lavar os dentes, bebo sempre um copo de água morna com limão, excelente para hidratar além de ser anti-oxidante.

Alongar

Esticar, Espreguiçar e alongar. Quer comece o meu dia yoga ou não, alongar faz parte da minha rotina matinal.

Ler

Começo os meus dias com a leitura de uma frase inspiracional, um poema ou um capítulo de um livro. Ajuda a ganhar inspiração para o meu trabalho que é maioritariamente criativo.

Escrever

O Journaling mudou a minha vida e diariamente recorro ao meu terapeuta e conselheiro particular, o meu caderno. Queres experimentar todos os benefícios do Journaling? Junta-te ao Desafio 28 dias de Journaling.

Planear

Organizar e planear o dia, selecionando as 3 tarefas mais importantes do dia é algo que faz parte do meu dia-a-dia.

Alimentar

E por fim, alimentar-me bem de forma saudável e nutritiva é fundamental para começar bem o dia.

Com treino e paciência, tudo se tornará mais fácil, e ao fim de algum tempo automático! Por isso não desistas quando fica difícil ou quando não te apetecer ficar mais tempo a dormir e não te esqueças: o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Para começar bem o dia guarde as dicas para começar bem o dia

(Visited 1.268 times, 5 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *