Minimalismo

Dicas para dormir bem

Dormir bem é essencial para tudo na vida, mas infelizmente nem sempre conseguimos, estas são algumas das dicas para dormir bem mais usadas, eu estou a implementá-las e não é que resultam!

Dicas para dormir bem

1. Cria um ritual positivo para adormecer

Não deixes que as preocupações do dia-a-dia e os problemas interfiram com o teu sono.   Tenta meditar (eu costumo usar a aplicação Calm) ou escrever diário de gratidão ou então implementar uma simples rotina de autocuidado, para um melhor estado de espírito para ir dormir.  

2. Elimina as preocupações

“Entre estímulo e resposta, existe um espaço. Nesse espaço reside a nossa liberdade e o nosso poder de escolher a nossa resposta. E na nossa resposta está o nosso crescimento e nossa felicidade.” Viktor Frankl. Quando a primeira preocupação cruzar a tua mente, seja a que horas for, tenta fazer uma pausa e nessa pausa escolhe a tua resposta.  

3. Elimina a luz azul no mínimo 2 horas antes de dormir

A luz azul, emitida pela maioria dos smartphones e tablets suprime a produção da melatonina, a hormona promotora do sono, e altera os nossos ritmos circadianos. Aconselho a leitura do artigo Minimalismo na utilização da tecnologia.

4. Escuridão total

Mesmo pequenas quantidades de luz artificial durante o sono podem suprimir a produção de melatonina, tornando mais difícil adormecer. Há autores que recomendam tapar até as pequenas luzes brilhantes, como luzes de energia na TV ou a luz do LED no carregador do computador.

5. Pára de catastrofizar uma má noite

Quando estás ansioso para adormecer, o teu corpo produz hormonas que dificultam todo o processo de sono.  

6. Se não conseguires adormecer, levanta-te

Não fiques na cama permitindo que o teu cérebro entre em loop e definitivamente cede à tentação de ligar não o smarphone, tablet ou pc. Levanta-te, bebe um copo de água, anda pela casa ou lê pelo menos 20 minutos ou até te sentires sonolento.

Guardas as 6 Dicas para Dormir bem no Pinterest

(Visited 2.177 times, 10 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *