Gestão do Tempo

Dicas para trabalhar em teletrabalho

O teletrabalho parece ter vindo para ficar e a realidade é que temos de nos adaptar a esta nova forma de trabalhar, daí hoje ter resolvido partilhar algumas dicas para trabalhar em teletrabalho.


Embora já não seja novidade para muitos trabalhadores, há uma grande parte que tem de se adaptar a esta nova forma de trabalhar, o teletrabalho.

Sobre o teletrabalho

Está regulamentado no Código do Trabalho português, nomeadamente nos artigos 165º e 171º. Pode dizer-se que traz vantagens, tanto para o trabalhador como para a entidade empregadora. 

No caso do trabalhador, garante mais qualidade de vida, flexibilidade e responsabilidade, e em simultâneo mantém os seus direitos e deveres.

Trabalhar a partir de casa pode ser mais difícil do que parece, principalmente para quem não tem por esse hábito ou está em simultâneo a tomar conta de crianças. 


No meu caso, desde que trabalho por conta própria, que trabalhar em casa faz parte do meu dia-a-dia e portanto já tinha criado as minhas regras e definido algumas coisas. A grande novidade que a pandemia trouxe, foi ter de o fazer com dois filhos em telescola, o que implicou que tivesse de fazer algumas adaptações à minha rotina de teletrabalho. 


Partilho em seguida algumas dicas para trabalhar em teletrabalho bem simples, que aplico no meu dia-a-dia e que me ajudam imenso.

8 Dicas para trabalhar em teletrabalho

Criar um espaço de trabalho

Esta dica é fundamental e influencia e muito a qualidade do nosso trabalho. Criar um local adequado com condições físicas, com luz natural, espaço para os nosso essenciais de trabalho, que nos confira privacidade e recato suficiente para tarefas que exigem foco e concentração.


Se não tiveres a possibilidade de criar um espaço que seja exclusivamente para trabalhar, tenta encontrar um local na tua casa que seja o mais adequado possível e com a flexibilidade necessária para todas as suas funções. Eu acabei por criar um cantinho no meu quarto e estou super satisfeita com o resultado. 

Manter as rotinas o mais inalteradas possível 

Como a hora de acordar e deitar, os horários das refeições, os tempos de descanso, os teus hobbies tais como exercício físico, meditação, ler, etc, os hábitos saudáveis e por aí fora!


Dadas as circunstâncias especiais que o teletrabalho exige, faz todo o sentido manter as rotinas o mais inalteradas possível e criar assim uma sensação de familiaridade e segurança. Nós cá em casa fizemos isso, há horários e rotinas que mantemos sempre, mesmo quando estamos todos em casa. 

Definir objetivos diários realistas

Outro passo fundamental é continuar a definir objetivos mensais, semanais e diários, mas que sejam realistas, pois em teletrabalho e principalmente se tivermos de executar outras tarefas ou se tivermos a trabalhar com filhos em casa, a nossa disponibilidade temporal e mental não é a mesma e consequentemente a nossa produtividade será afetada.

Portanto há que definir objetivos realistas para não nos causar frustração e afetar ainda mais a nossa produtividade


Quando definirmos os objetivos diários ter em conta:

  • o tempo diário que podemos dedicar-nos ao trabalho;
  • os compromissos que temos agendados para o dia;
  • o tempo disponível para trabalhar efetivamente; 
  • a menor produtividade que o teletrabalho possa provocar;
  • as prioridades previamente definidas.

No dia anterior eu defino os meus objetivos ou as tarefas mais importantes (geralmente 3 a 5) para o dia seguinte. 

Definir horário de trabalho e fazer pausas

Uma vez que não temos um horário tão restritivo, podemos escolher o horário de acordo com o nosso pico de produtividade. Eu, por exemplo, sou muito mais produtiva e criativa de manhã do que à tarde, por isso prefiro acordar cedo e fazer logo de manhã as tarefas ou objetivos que defini para o dia. 

Vestir-se para ir trabalhar

Embora possa ser super confortável passar o dia em pijama, a realidade é que estarmos vestidos de forma confortável mas apresentável, dá uma motivação extra e permite que a qualquer momento possamos atender uma vídeo-chamada ou entrar numa reunião.

Manter contacto com os colegas de trabalho

Não é por não irmos ao escritório ou à empresa que nos devemos afastar dos colegas de trabalho. É importante manter o contacto com os colegas de trabalho e fomentar o diálogo.


No meu caso trabalho maioritariamente sozinha e portanto não coloca a questão dos colegas de trabalho, mas mantenho um contacto regular com os meus pares, ou seja, com trabalhadores independentes que mantém negócios digitais e outros.

Separar as atividade domésticas do trabalho

Esta foi das mais difíceis para mim, quando em 2018 deixei o meu trabalho por conta de outrém e comecei a trabalhar desde casa, queria literalmente dar conta de tudo, o que se revelou uma tarefa impossível. A ideia é ter horários de trabalho definidos e nesse horário trabalhar com foco e sem interrupções. As atividades domésticas serão feitas nos intervalos e no tempo definido para tal. 

Impor limites às crianças e reservar tempo para elas

Esta última dica é especialmente importante para quem tem filhos e tem de trabalhar em casa com os filhos presentes. É mais fácil quando eles são mais velhos pois a sua compreensão é maior, mas há que explicar os limites e a necessidade que temos de trabalhar, pedindo que isso seja respeitado. Outro aspecto não menos importante é reservar diariamente tempo em exclusivo para os filhos, sem que o trabalho interrompa o nosso tempo.

Os meus filhos já vão conseguindo perceber e respeitar o meu espaço profissional e à medida que eles crescem torna tudo mais fácil. 


Espero que estas Dicas para trabalhar em teletrabalho te ajudem a ser mais produtiva, a simplificar e a tirar proveito do teletrabalho! 

Lista de Tarefas Diárias

Para que possas gerir com mais facilidade o teu dia e definir as tuas prioridades, criei uma Lista de Tarefas Diárias que podes receber de forma completamente gratuita. Basta que faças o teu download aqui:

.

Se gostaste deste artigo guarda-o no Pinterest

(Visited 616 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *