O que é o empreendedorismo minimalista?

O que é o empreendedorismo minimalista?

empreendedorismo minimalista

Num mundo tão corrido, como o que vivemos, o MINIMALISMO chegou para ficar e cada vez são mais os adeptos do estilo de vida minimalista, que se aplica a todas as áreas da vida. Hoje venho falar-te de um conceito que me apaixona: o Empreendedorismo minimalista. Eu confesso que sou cada vez mais adepta desta prática e diariamente faço esse exercício de abrandar. quer na minha vida, quer no meu negócio.


O grande objetivo deste conceito é, sem dúvida, levar-nos a abrandar, diminuir o ritmo, diminuir a exigência, a sermos mais conscientes e presentes no nosso dia-a-dia… Ou seja, de nos focarmos no que realmente importa, no que é essencial e deixar ir o resto…



O que é o Empreendedorismo minimalista?

O Empreendedorismo minimalista é viver e desfrutar do nosso negócio de forma equilibrada, respeitando os nossos limites, o nosso ritmo e a nossa energia. Também passa por deixar cair alguns estigmas muito frequentes no que diz respeito ao trabalho e à produtividade, nomeadamente, a necessidade de trabalhar mais e mais para obter mais resultados. 


Como fundadores ou criadores do nosso negócio, o nosso bem-estar e saúde é uma prioridade. 


É o negócio que se adapta à nossa vida e não a nossa vida ao negócio!



O que defende o Empreendedorismo minimalista?

São várias as crenças do mundo dos negócios que o Empreendedorismo minimalista desmistifica, trazendo-nos e relembrando valores fundamentais: 

  • Trabalhar para viver em vez de viver para trabalhar – O propósito do trabalho é sustentar uma vida bem vivida, não é de todo diminuí-la. Portanto se estamos a criar ou se temos o nosso negócio próprio, temos de o adaptar à nossa vida e não o contrário: adaptar a nossa vida ao negócio. 
  • Limites – A importância de definirmos limites saudáveis em torno do nosso trabalho que nos levam a usar o nosso tempo de forma mais eficaz e a estarmos mais presentes no dia-a-dia.
  • Menos ocupação – A ocupação constante diminui a produtividade,  enquanto esforços concentrados e com limites permite-nos atingir os nossos objetivos mais rapidamente e com menos esforço. Estar ocupado não é sinónimo de sucesso.
  • Work smarter, not harder – O planeamento estratégico leva-nos a trabalhar de forma mais inteligente, com menos esforço e a atingir resultados. 
  • Descansar é produtivo – Os nossos corpos são feitos para passar por ciclos de trabalho, diversão e descanso. Só assim somos mais criativos, produtivos e temos qualidade de trabalho e de vida 
  • A saúde não é opcional – O bem-estar e a saúde são essenciais para o sucesso. Negligenciar a nossa saúde física, mental, emocional e relacional perturba a capacidade de contribuição individual e compromete o negócio. 


Como conseguir criar e desfrutar desta prática?

Deixo algumas ações práticas que podes implementar para conseguires desfrutar do Empreendedorismo minimalista, a sua maioria já fazem parte da minha rotina e do meu dia-a-dia, por isso posso garantir-te querida empreendedora, que as mesmas são passíveis de implementar sem que isto implique uma redução do profit e do sucesso do teu negócio.


Ações de Empreendedorismo minimalista para o dia-a-dia:  

  1. Definir um plano de estratégico para o negócio;
  2. Definir limites e inegociáveis claros entre a minha vida pessoal e profissional; 
  3. Identificar as tarefas que trazem mais resultados;
  4. Fazer pausas regulares durante o dia de trabalho;
  5. Dormir bem e alimentar-me bem; 
  6. Não trabalhar à noite e aos fins-de-semana (salvo exceções fundamentadas); 
  7. Tirar uma tarde por semana para cuidar de mim;
  8. Usar conscientemente a tecnologia e ter tempo offline, eu adoptei os domingos como dias offline e estou maioritariamente off entre as 19h e as 9h; 
  9. Diminuir a periodicidade de algumas tarefas; 
  10. Eliminar tarefas não essenciais;
  11. Delegar tarefas que não precisam de ser feitas por mim; 
  12. Limitar o tempo de email
  13. Não ver e-mails de trabalho à noite e ao fim-de-semana; 

Espero que este artigo te ajude a desfrutares mais da tua vida e do teu negócio, nunca te esqueças que tu és o motor do teu negócio e se tu não tiveres bem, o teu negócio também não estará. 


Se precisares de mais informação, ajuda, apoio a trazer o minimalismo para o teu negócio e a criar o teu Empreendedorismo minimalista entra em contacto comigo através do email info@claudiaganhao.pt.



Workbook Empreender com Propósito

Caso sejas empreendedora, é possível que não consigas desligar do trabalho e que trabalhes mais horas que deverias. Ao contrário do que possas pensar, trabalhar mais não vai trazer-te mais resultados. O que tu tens de fazer é trabalhar com propósito, de forma a melhorar a tua produtividade e a dar o teu tempo ao que realmente importa.


Para te ajudar neste campo, criei o workbook Empreender com Propósito, que te vai ajudar a perceber como podes desacelerar o ritmo e, ainda assim, melhorar o teu desempenho. Para fazeres o download gratuito do mesmo, basta colocares a tua informação no formulário abaixo e responderes às cinco questões de escolha múltipla que te aparecerão de seguida. Este processo leva menos de 2 minutos e, após o mesmo, terás acesso imediato ao workbook.

.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.