Um artigo mais pessoal sobre a forma como vejo, sinto e pratico o meu minimalismo!
O meu minimalismo começou por ser uma forma de me livrar do excesso de coisas que tinha na minha vida e na minha casa.
Embora ao fim de quase 1 ano inteiro de destralhe e redução sinto que ainda tenho um caminho a percorrer, e que ainda tenho e quero reduzir imensa coisa da minha casa e da minha vida!
Efeitos negativos do excesso de tralha
Ainda tenho uma mala de mão com demasiadas coisa, ainda tenho muitas coisas que não uso e que ocupam espaço e energia.
Ainda tenho muitas coisa para limpar e arrumar, ainda tenho muitas coisas em duplicado.
Depois do destralhe vem obviamente a redução do consumo, comprar menos mas melhor, comprar de forma consciente. Preferir a qualidade, o natural, o biológico, o local, o vegetal, o ecológico e o mais sustentável.
Como conseguir uma casa mais sustentável
Aos poucos o meu minimalismo espalha-se e contamina toda a minha vida, e aos poucos espero que o faça também com o meu marido e com os meus filhos…
Menos compromisso, menos complicações, menos coisas, menos tralhas, menos pensamentos negativos, menos situações desagradáveis, menos afazeres, menos obrigações, menos pessoas tóxicas.
O Minimalismo é uma ferramenta poderosa, mas não é uma fórmula mágica, no entanto pode ajudar-nos a solucionar problemas, a corrigir situações, a melhorar a nossa qualidade de vida.
Esta filosofia de vida estende-se e aplica-se a tudo o que quisermos na nossa vida e é isso que eu procuro em conjunto com o meu desenvolvimento pessoal. Tornar-me uma melhor pessoa, mais simples, mais tranquila, mais calma, mais focada, mais real, mais presente e conectada comigo, com o que me rodeia e em especial com os meus filhos.
O que é o Minimalismo?
Nos dias que correm viver é cada vez mais complexo e o Minimalismo é a ajuda para simplificar a nossa vida, para nos ajudar a sermos mais felizes, realizados, tranquilos e a aproveitar o caminho enquanto viajamos, a viver o agora!
Cabe-nos a nós dedicarmos tempo e energia a melhorar a nossa vida, a descobrir o nosso minimalismo, mas aviso já, dá trabalho mas é muito compensador.
O meu minimalismo hoje é diferente de o meu minimalismo há 6 meses atrás e diferente do que será daqui a 1 ano.
O meu minimalismo evolui comigo e com as minhas necessidades, adapta-se ao que pretendo da vida e ao que necessito no momento, assim como à minha evolução.
Por tudo isto afirmo: o Minimalismo não é uma filosofia de vida rígida ou de aplicação rápida e já está. O Minimalismo é pessoal, intransmissível, único, evolutivo e que se constrói diariamente!
A minha missão de vida hoje, passa por ajudar pessoas a encontrarem a sua melhor versão, a vida com que sempre sonharam, a sua paz, realização e felicidade através do Minimalismo. A encontrarem o seu próprio minimalismo e a aplicá-lo de forma consciente nas suas vidas.
Relembro que não há fórmulas mágicas e se alguém te disser para fazeres isto ou aquilo e és minimalista, não acredites.
O que é válido para os outros não é com certeza para ti. Há a tua essência, as tuas vontades, os teus sonhos e todo o teu contexto: económico, social, familiar, emocional, geográfico, profissional, pessoal, etc, e isso torna-te uma pessoa única, tornando o teu minimalismo único também.
Procura o teu Minimalismo, com ou sem ajuda, mas constrói-o à tua medida. Não sigas a corrente, não sigas modas ou tendências, segue a tua intuição, a tua consciência e o teu coração!
Podes guardar este artigo no Pinterest para te inspirares com o meu minimalismo:
Para mais leituras sobre minimalismo aconselho o site The Minimalists
O minimalismo é a essência da vida,o caminho para a cura dos males da alma e consequentemente da matéria .
Quem o pratica enxerga a vida com os olhos do coração.
Parabéns,seu trabalho é muito importante.
Obrigada querida Nanci pelo seu comentário e partilha!
Grata por estar desse lado 💛
O minimalismo te traz paz interior e uma sensação de plenitude!
Também estou nessa jornada