Minimalismo

10 Dicas imperdíveis para Mães Ocupadas!

Dicas imperdíveis para Mães Ocupadas

10 Dicas imperdíveis para Mães Ocupadas, foi o primeiro texto da minha autoria publicado em 2016 na revista What’s On dos Centros Comerciais Sonae Sierra, hoje decidi recuperá-lo e partilhá-lo no meu site. Espero que gostem e que vos seja útil!

Há dias em que ser Mãe, Mulher, Profissional e Bombeira é demais para qualquer uma de nós! No entanto acredito que com um bom planeamento e muita organização conseguimos dar a volta e ter uma vida tranquila!

10 Dicas imperdíveis para Mães Ocupadas!

Fazer um planeamento semanal de actividades

Onde deve incluir: as actividades escolares da semana, como as reuniões de pais, os testes, as aulas de ginástica (para não esquecermos o equipamento), as actividades extracurriculares, consultas médicas, aniversários de familiares, etc. Assim nada lhe irá escapar!

Dizer não a uma agenda semanal sem tempo livre

Para não enlouquecer ao gerir os horários de muitas actividades extra, o ideal é não sobrecarregar as crianças com horários excessivos. Escolham, juntos, apenas uma ou duas actividades para cada uma delas praticar durante a semana. O excesso de aulas e de compromissos complica a sua vida e a deles, além de diminuir o tempo que passam juntos.

Planear a Ementa Semanal

Ao fim-de-semana reserve algum tempo a pensar na ementa da semana, para tornar mais fácil a preparação das refeições, pois sabemos o que precisamos comprar ou preparar com antecedência. Também é bom para variar a alimentação face à ementa da escola.

Delegar e Aceitar ajuda

Delegar assim como aceitar ajuda do outro progenitor, dos avós ou de outros familiares de confiança para algumas tarefas tais como como a
preparação das refeições, ir buscar ou levar à escola ou ainda o acompanhamento às actividades extracurriculares facilita sem dúvida a nossa vida de Mãe.

Eleger pessoas de confiança para as emergências

Uma reunião marcada à última da hora, um jantar com clientes, trânsito caótico, etc. são emergências que muitas vezes surgem, por isso é bom ter com quem contar para ficar com as crianças, ir buscá-las à escola se necessário.

Simplificar a sua casa

Livre-se da tralha que já não precisa e não lhe traz mais-valias, pois só ocupam espaço, acumulam pó e servem ainda para os miúdos desarrumem! Doe ou Venda roupas, brinquedos, revistas, jornais, caixas plásticas sem tampa, produtos alimentares fora de prazo, electrodomésticos velhos, coisas avariadas, etc.

Sugiro a leitura Como uma casa arrumada impacta a nossa vida

Antecipar

Prepare à noite tudo o que for possível para o dia seguinte, as roupas das crianças e as suas, as mochilas deles e a sua carteira, as lancheiras, o saco do ginásio, ponha a mesa do pequeno-almoço. O truque é antecipar para evitar correrias desnecessárias e começar o dia estafada!

Poderá gostar de ler 7 Dicas para facilitar as manhãs

Manter a calma

Não desespere e mantenha a calma perante tanta coisa por fazer, brinquedos fora do sítio, birras, guerras de irmãos e mantenha o foco, faça uma tarefa de cada vez!

Usar e abusar das novas tecnologias (a seu favor)

Refiro-me às compras online e programação das entregas em sua casa, a maioria das grandes superfícies já dispõem desses serviços, assim como os produtores de agricultura biológica. Imagine o tempo que pode poupar em tarefas não produtivas.

Reservar tempo para si

Para ir ao ginásio, para almoçar com uma amiga, para ir ao cabeleireiro ou à manicure. O importante é cuidar de si e ter tempo para carregar as baterias e ser ainda melhor Mãe!

Para ter sempre à mão as 10 Dicas imperdíveis para Mães Ocupadas, guarde este artigo no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Coach & Especialista em Minimalismo

(Visited 608 times, 3 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *