Minimalismo

10 Dicas para um Natal sustentável

natal sustentável

A quadra natalícia é por si só uma época onde muitas vezes a sustentabilidade é colocada em segundo plano, neste artigo partilho 10 dicas de fácil implementação para um Natal sustentável.

Sugiro a leitura do artigo O que significa ser sustentável

Na temática Natal surgem-nos sempre muitas dúvidas em como conciliar a quadra Natalícia, o Minimalismo, a Sustentabilidade, etc..

Eu atrevo-me a dizer que Natal, Minimalismo e Sustentabilidade podem e devem unir-se cada vez mais. P ois se pensarmos bem, o verdadeiro espírito de Natal resume-se a viver experiências, desfrutar de tempo com quem nos é realmente importante, passar tempo de qualidade em família, não tendo nada a ver com coisas!

Também não me vão ouvir dizer que para viver o Natal de uma forma minimalista ou sustentável não devem de fazer árvore de Natal, oferecer presentes, decorar a casa, fazer um jantar de consoada, nada disso!

O Natal sustentável e minimalista passa acima de tudo por sermos mais conscientes das nossas escolhas, focarmo-nos no que realmente importa, o nosso essencial, e eliminar o resto.

Sugiro a leitura do artigo Como definir o essencial na vida

Em termos de sustentabilidade no Natal e de conseguirmos desfrutar desta época sem aumentar drasticamente a nossa pegada ecológica, partilho 10 dicas de fácil implementação no dia-a-dia, para desfrutarmos da magia do Natal!

10 dicas para um Natal mais Sustentável

1 – Pensar antes de comprar

Este é o meu primeiro conselho de todos, quer no Natal, quer noutra época. Pensar antes de comprar! Ponderar todas as compras, fazermo-nos as perguntas decisivas, esperar 24h para qualquer compra superior a 100€.

2 – Usar sempre o saco de compras reutilizável

Sempre que sair de casa para ir ao supermercado, ao mercado, ao centro comercial, etc, leve os seus sacos de compras reutilizáveis. Se todos os fizermos, imagine a quantidade de sacos de papel e plástico que não serão consumidos!

3 – Reutilizar o papel de embrulho

Seja criativo, use o papel de embrulho do ano passado, use papel de jornal e de revistas, serapilheira, tecidos, etc!

4 – Decorar com materiais naturais

Nas decorações de Natal use materiais naturais, DIY, homemade e reciclados. Seja original e crie as suas próprias decorações de Natal.

5 – Árvore de Natal natural

Sou apologista de em primeiro lugar usarmos o que já temos, se tem uma árvore artificial em bom estado então utilize-a vezes sem fim. Mas se precisar de comprar uma árvore de Natal, pense 2 vezes e experimente uma árvore de Natal natural, que pode replantar depois de a utilizar.

6 – Presentes minimalistas e sustentáveis

Prefira sempre presentes homemade, locais, orgânicos, mas para fazer as melhores escolhas, sugiro a leitura deste artigo com 18 sugestões de presentes minimalistas e sustentáveis.

7 – Luzes de Natal

Dê preferência às Luzes LED, mantenha as luzes decorativas ligadas só quando estiver escuro, pois se pensarmos bem com a luz natural também não as vemos. E não se eaqueça de as desligar quando se for deitar.

8 – Postais de Natal

São um excelente presente, mas que pode ser entregue em mãos ou então enviados por email, para reduzir um pouco a nossa pegada ecológica!

9 – Planear as viagens

Na época de Natal queremos estar próximos das nossas pessoas e muitas vezes as viagens são inevitáveis. A minha sugestão é que as planeie e se possível optimize-as de forma a que não passe a quadra natalícia constantemente em viagem!

10 – Separar e Reciclar os lixos

É fácil que na atribulação do Natal nos esqueçamos de separar e reciclar os lixos, ainda por cima muitas vezes os contentores de recolha estão uma desgraça total. O importante é fazermos a nossa parte, não irmos na maré!

Espero que estas 10 dicas sejam úteis e que contribuam de algum modo para que faça escolhas mais sustentáveis e conscientes.

Guarde as 10 Dicas para um Natal sustentável no Pinterest


Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram Facebook | Pinterest

Cláudia Ganhão | Coach & Especialista em Minimalismo

(Visited 433 times, 7 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *