7 hábitos minimalistas para simplificar a vida

7 hábitos minimalistas para simplificar a vida

7 hábitos minimalistas

Menos é mais transformou-se no lema do minimalismo e de uma vida simples. Como fã incondicional desta filosofia de vida, acredito que o minimalismo nos pode ajudar a simplificar a vida e logo a torná-la mais feliz, através da adoção de hábitos minimalistas. Hoje, quero partilhar contigo alguns hábitos minimalistas transformadores para aplicares na tua vida.



7 hábitos minimalistas para simplificar a vida


Deixar ir e desapegar

É necessário ter a capacidade de identificar o que está a mais, sejam objetos físicos, compromissos, tarefas, pessoas, e deixar ir o que já não nos serve, que não é útil e que não nos traz felicidade. Este hábito pode parecer difícil ao início, mas com a prática vai tornando-se mais fácil, pois ficamos mais conscientes das nossas escolhas e do que é efetivamente essencial.



Fazer compras conscientes

O minimalismo ajuda-nos a abandonar o estado de vida em piloto automático ou seja, a tomar consciência das nossas escolhas e a fazer compras de forma consciente, recorrendo a perguntas que podemos fazer antes de comprar algo, tais como:

  • Eu preciso disso?
  • Porque é que eu quero comprar?
  • Tenho capacidade financeira para o comprar?
  • Vou usar? E com que frequência? 
  • Está alinhado com o meu estilo de vida?


Gerir o tempo de forma consciente

Nós não gerimos o tempo, gerimos as nossas ações, logo temos mais uma vez de escolher o que queremos fazer com o nosso tempo. Como o queremos usar, em quê, com quem? Escolher de forma consciente a sua utilização e logo fazer uma gestão consciente do mesmo. 


Existem várias ferramentas que podemos usar para gerir o tempo, no entanto, a mais simples de todas, chama-se prioridades. 



Identificar prioridades

No ponto anterior referi que as prioridades são essenciais para conseguirmos gerir o nosso tempo de forma consciente. Prioridade é o que vem em primeiro lugar, que tem mais importância e relevância. No nosso dia-a-dia, nem tudo tem a mesma importância e urgência, por isso é que é tão importante definirmos aquilo que realmente tem mais relevância para nós. As prioridades são a nossa bússola. Este é um dos hábitos minimalistas mais importantes e essenciais para simplificar a nossa vida.


Se precisares de ajuda, podes sempre contar com todo o meu apoio através da mentoria individual. Nestas sessões de mentoria, ajudo-te com toda a minha experiência a gerires melhor o teu tempo e a viveres a tua vida com a plenitude que mereces – mas não só. Descobre aqui as minhas sessões de mentoria.



Dizer não sem culpa

Devemos dizer não em momentos quando não temos vontade de fazer algo, não nos acrescenta, não temos tempo ou nos deixa desconfortáveis. Se algo não nos traz benefícios a nível pessoal, a nível profissional e a nível social, não faz sentido usarmos o nosso tempo limitado nessas atividades. Não devemos aceitar fazer algo que nos obriga a sair da nossa zona de conforto quando não nos sentimos preparados para o fazer.


Aprender a dizer não sem culpa, é outro dos hábitos minimalistas mais importantes e que mais contribui para o nosso alinhamento e felicidade.



Pratica a gratidão

A gratidão é uma das ferramentas essenciais para alavancar a nossa felicidade, saúde, relacionamentos e a vida no geral


Vivemos constantemente insatisfeitos, focados no que nos falta, sempre à procura de mais quando, muitas vezes, o procuramos lá fora o que já existe bem mais perto do que possamos pensar: dentro de nós. Trabalha a tua gratidão e usufrui dos seus benefícios. 


“ A gratidão é uma maneira de apreciar o ter, em vez de estar sempre à procura algo novo, na esperança de ser mais feliz ou pensar que não pode estar feliz até alcançar todas as necessidades físicas e materiais”.



Descansar

Muitas vezes negligenciado quando se fala de produtividade está a importância do descanso.


Sim, descansar é essencial, fundamental para a nossa sobrevivência e é tão importante como trabalhar! E de um ponto vista minimalista, onde menos é mais, o descanso é uma parte fundamental da equação de viver com foco no essencial!



A adoção de hábitos de forma minimalista é a base do Programa mensal EVOLUIR, onde mensalmente nos focamos na implementação ou melhoria de um só hábito. Os hábitos minimalistas tiveram um impacto muito grande na minha vida e, hoje em dia, sinto que a minha missão é ajudar mulheres a compreender o impacto que pode ter nelas. Estou quase a abrir vagas no programa EVOLUIR e seria um gosto receber-te nesta comunidade de hábitos minimalistas que já conta com mais de 100 mulheres!


Não te esqueças também de me seguir no Instagram em @claudia_ganhao para mais dicas de minimalismo, organização, bem-estar, gestão do tempo e produtividade.



Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.