Bem-Estar Produtividade

Como acordar cedo

Acordar cedo é algo que muitos de nós ambicionam, eu pessoalmente era uma dessas pessoas e tenho descoberto as maravilhas deste hábito, por isso decidi partilhar como o podemos fazer, como acordar cedo.


Acordar mais cedo tem me trazido vário benefícios e partilho-os em seguida:

Benefícios de Acordar Cedo

Os principais benefícios que Acordar mais cedo me têm trazido são:


  • Tempo para mim – para o meu auto-cuidado, para fazer yoga, para meditar, para fazer journaling, para planear o meu dia. Acordar antes de todos permite-me ter tempo só para mim, para estar em silêncio, para tomar um pequeno-almoço em paz, para começar o dia devagar.
  • Aumentar a minha produtividade – pois começo o dia de trabalho com o mindset de missão cumprida, com a feliz sensação de conseguir concretizar coisas, além de planear o meu dia com mais foco. E tudo isto me permite ser mais focada e produtiva.
  • Dormir melhor – acordar cedo diariamente e sempre à mesma hora, fazer exercício, ser mais produtiva, tem me permitido dormir mais e melhor.

Portanto o hábito de acordar cedo é algo que recomendo fortemente às pessoas que acompanho em mentoria, pois é um hábito transformador, que nos permite fazer coisas para as quais a maioria de nós diz não ter tempo.


Vamos ver como conseguir adoptar este hábito tão poderoso!

Como Acordar cedo

Para adoptar este hábito tão poderoso e transformador recomendo:

Ajustar o horário de deitar

Para acordar cedo sem nos custar imenso e ter tendência de desligar o despertador e fazer snooze… temos de ajustar o horário de deitar para que consigamos dormir o suficiente.

Dormir o necessário

O número de horas necessárias de sono varia de pessoa para pessoa, no entanto para um adulto uma média de 7h a 8h é suficiente. Reforço novamente a necessidade de ajustarmos o nosso horário de deitar para conseguirmos dormir o suficiente.

Acordar sempre à mesma hora

Acordar sempre à mesma hora, é sem dúvida uma excelente forma de criar o hábito de acordar cedo, cria rotina e consequentemente o hábito. E sim, a hora deverá ser a mesma ao fim-de-semana.


Confesso que nem sempre cumpro esta parte, há fim-de-semanas que me deixo dormir até mais tarde, no entanto é uma escolha consciente, pois sei que o meu dia será menos produtivo e que provavelmente não terei tempo para a minha rotina matinal.

Estar 1h sem equipamentos electrónicos antes de deitar

Acredita que esta dica faz milagres e ajuda-nos imenso a ter uma boa noite de sono. Estar pelo menos 1h sem equipamentos electrónicos antes de deitar permite-nos adormecer mais rápido e ter um sono mais reparador.

Bloco de notas na cabeceira

Para esvaziar a cabeça não há melhor do que colocar todas as preocupações, pensamentos e afazeres no papel.


Daí aconselhar a colocar um bloco de notas na cabeceira e antes de dormir esvaziar a cabeça.

Reduzir/Eliminar cafeína ao final da tarde

Esta dica é dirigida especialmente para as pessoas sensíveis à cafeína. Se a cafeína interfere na qualidade do teu sono, então deves de eliminá-la no período da tarde.


Espero que estas dicas te ajudem a criar o hábito de acordar cedo e que desfrutes das tuas manhãs!


Se gostaste deste artigo guarda-o no Pinterest

(Visited 1.707 times, 7 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *