Minimalismo

As melhores dicas Single Task

Um artigo com dicas de single task, por isso se está a fazer mais alguma coisa para além de ler este artigo, pare! Foque a sua atenção numa coisa de cada vez e saiba quais as melhores dicas para fazer uma tarefa de cada vez!

Uma das maiores dificuldades da sociedade actual é o foco nas actividades/tarefas/situações e fazer uma coisa de cada vez. As solicitações e distracções são mais do que muitas, para além da falta de tempo de que todos sofremos.

Poderá gostar de ler Como ser mais produtivo e ter mais tempo livre

Somos todos super heróis e conseguimos fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, mas estaremos realmente a ser produtivos? Será benéfico para a nossa saúde?

Não me parece! Fazer uma tarefa de cada vez é sem dúvida a solução para nos conectarmos mais e sermos mais presentes. Partilho algumas dicas single task para implementar no dia-a-dia.

Dicas Single Task

Fazer todas as refeições sem checar o telemóvel

Vamos a um restaurante e vemos mais de metade da sala agarrada ao telemóvel. Em nossas casas aproveitamos a hora da refeição para ver o email ou dar um olhinho rápido às redes sociais. Ou seja, não prestamos a mínima atenção ao que ingerimos, não mastigamos devidamente, não conversamos com quem partilha a refeição connosco. Habitue-se a não levar o telemóvel para a mesa.

Para ler Minimalismo Digital

Ficar somente a observar quando está nos transportes públicos ou quando para num semáforo/fila de trânsito

Aqui abro uma excepção e nos transportes públicos diria que podemos aproveitar para ler, veja as dicas para ler um livro por semana.

Mas qual é a real necessidade de irmos checar o telemóvel quando o sinal está vermelho? Conseguimos efectivamente resolver algo ou estaremos só a inundar a nossa cabeça de informação adicional e sem valor acrescentado.

Ver um filme ou um episódio de uma série de início ao fim sem distracções

Quantos de nós não conseguem ver um filme de início ao fim sem checar o telemóvel ou sem fazer outra coisa? Muitos! Foco no momento presente é essencial!

Leia 2 capítulos de um livro sem interromper

O mesmo que no ponto acima, faça um esforço e leia sem interrupções.

Poderá gostar de ler 10 Benefícios da Leitura

Ter horas específicas para verificar o email, redes sociais, mensagens

Não passar o dia inteiro a verificar constantemente email, mensagens e redes sociais. Estabelecer 2 ou 3 períodos por dia para o fazer, assim conseguirá focar-se na tarefa que está a executar.

Ouvir mais do que fala

Já diz o ditado “dois ouvidos e uma boca” ou é como quem diz, ouvir mais do que falar e assim ouvir verdadeiramente o outro, conectar-se com o outro.

Fazer uma lista de tarefas (to do list) e execute-as uma de cada vez

Esta é uma das dicas single task que considero mais eficazes. Esvaziar a cabeça para o papel e depois à medida que as executa ter o gostinho de as riscar!

Estabelecer um ritual matinal e nocturno

Para começar bem o dia e terminar da melhor forma (e nada de checar o telemóvel ou trabalhar fora de horas!)

Meditar ou praticar yoga

Medito há algum tempo e tem-me ajudado imenso a desligar o turbilhão de pensamentos e a conseguir concentrar-me melhor.( meditações guiadas em medita.pt). Yoga comecei a praticar muito recentemente e ainda não vos consigo dar uma opinião muito concreta, mas todos os testemunhos e artigos que li dizem-me que as vantagens são imensas!

Destralhar o seu espaço de trabalho

Adoro destralhar não é? Mas as vantagens são mais do que muitas e se o espaço de trabalho estiver limpo, organizado e somente com os objectos que precisamos conseguimos focar-nos na nossa tarefa.

O que é destralhar?

Fazer um detox tecnológico uma vez por semana

Nos 7 dias Minimalistas de Maio estar 24h offline era o desafio do último dia, pois estar longe do excesso de informação e solicitações digitais é tão bom!

Espero que estas 11 dicas single task ajudem a fazer realmente um tarefa de cada vez e a usufruir das vantagens do Single task!

Para não se esquecer de praticar o Single Task guarde este artigo no Pinterest

(Visited 1.957 times, 3 visits today)

2 thoughts on “As melhores dicas Single Task”

  1. Olá Cláudia 🙂 Descobri-te à pouco tempo e tem sido tão bom. Revejo-me nessa forma de pensar e estar. É um caminho é certo, mas pouco a pouco, chegamos lá. Grata por todas as partilhas 🙂

    1. Olá Anabela! Que bom teres-me econtrado e acima de tudo por te identificares e gostares do conteúdo! É feito com o coração na certeza que o caminho certo é por aqui! <3 Beijinhos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *