5 ingredientes essenciais na despensa cá de casa

5 ingredientes essenciais na despensa cá de casa

despensa minimalista

Neste artigo partilho os 5 ingredientes essenciais na despensa cá de casa, mas porquê falar de alimentação num projeto sobre minimalismo e hábitos?

Porque se o minimalismo nos pede para focar no que é essencial, é através dos nossos hábitos que o podemos fazer. Cuidar da nossa saúde é sem dúvida essencial, e uma das formas que o podemos fazer é através da nossa alimentação.

O nosso corpo é o nosso templo e quando cuidamos do mesmo estamos não só a cuidar da nossa saúde física mas também da mental e emocional.

Segundo pesquisas da Universidade de Harvard, quando analisamos a conexão entre o cérebro e o intestino, é importante saber que 90% dos receptores de serotonina (neurotransmissor que ajuda a regular o sono, apetite, medeia o humor e inibe a dor) estão localizados no instetino. O que comprova a importância da nossa alimentação.

Podemos então dizer que uma alimentação saudável e diversificada tem impacto na nossa saúde física, mental e emocional. Desde que comecei a cuidar mais da nossa alimentação cá em casa, que temos temos experienciado esses benefícios!

Quais os 5 ingredientes essenciais na despensa cá de casa?

Existem muitos alimentos com propriedades fantásticas e que ajudam na promoção da nossa saúde, tenho vários alimentos que adoro e dos quais não prescindo: desde frutas, legumes, verduras, leguminosas, etc. No entanto, atualmente destaco estes alimentos, como essenciais cá em casa.

Os 5 ingredientes essenciais na despensa cá de casa:

1. Chá de 3 anos

Chá de 3 anos, também conhecido por Kukicha, a sua origem é japonesa e é feito com as folhas mais velhas do chá (com 3 anos). Os benefícios do chá de 3 anos.

  • Ajuda no caso de insónias e ansiedade;
  • Pode aliviar náuseas e gastrite;
  • Ajuda na digestão;
  • Tem efeito alcalinizante, restabelece o pH do plasma sanguíneo frequentemente associado ao consumo elevado de açúcar refinado e produtos de origem animal;
  • Activa a circulação sanguínea e alivia o cansaço;
  • Contém cálcio, vitamina A e C;
  • Aumenta a imunidade.

2. Matcha

O chá Matcha é feito das folhas mais jovens do chá verde (camellia sinesis), que são protegidas do sol e depois convertidas em pó, logo com maior concentração de cafeína, teína e clorofila, fornecendo antioxidantes para o organismo. Os benefícios da matcha:

  • Protege as células dos benefícios dos radicais livres;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Pode ajudar a reduzir o stress;
  • Melhora o humor;
  • Promove a saúde do fígado;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Ajuda no controlo da pressão arterial e a reduzir os níveis de colesterol

3. Abacate

O abacate é uma fruta rica em vitamina C, E e K, minerais como o potássio e magnésio, ómega 3 e fibras. Os benefícios do abacate:

  • Melhora a saúde da pele e cabelo;
  • Anti-oxidante;
  • Diminui o colesterol;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Regula a absorção dos açucares a nível intestinal.

4. Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é mundialmente conhecido e apreciado como especiaria devido às suas características aromatizantes, mas é muito mais do que isso, vê alguns dos seus benefícios:

  • Combate a azia e os gases intestinais;
  • Equilibra a pressão arterial;
  •  Alivia dores musculares;
  • Acção anti-inflamatória;
  • Previne doenças cardiovasculares.

5 – Flocos de Aveia

A aveia é versátil pois pode ser consumida de diversas formas, é económica e muito interessante em termos nutricionais. Os benefícios dos flocos de aveia:

  • Promove o correto funcionamento intestinal;
  • Combate a obstipação e a prisão de ventre;
  • Ajuda a manter o organismo saciado durante mais tempo,
  • Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue ao retardar a absorção dos açúcares dos alimentos, evitando os picos de glicémia;
  • Reforça o sistema imunitário e ajuda no combate às infeções.

Programa EVOLUIR

Se precisas de ajuda para implementar hábitos que tenham um impacto positivo na tua saúde e na tua vida de forma geral, junta-te ao Programa EVOLUIR.
A adoção de hábitos de forma minimalista é a base deste programa, onde mensalmente ajudo mulheres a implementar ou solidificar diferentes hábitos. Os hábitos minimalistas tiveram um impacto muito grande na minha vida e, hoje em dia, sinto que a minha missão é ajudar mulheres a compreender o impacto que pode ter nelas. Não percas esta oportunidade de melhorar a tua vida e junta-te a mim no EVOLUIR!

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1 Comment

  1. Vanda

    Olá Cláudia
    Muito obrigada pelas suas dicas e informações
    Gosto muito de si
    Um beijinho

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